Grito dos excluídos e das excluídas chega à sua 22ª edição em Aparecida

29ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é no dia 7 de setembro

O tema da 29ª. Romaria dos trabalhadores e das trabalhadoras reporta-se à questão de que a classe trabalhadora passa por situações extremas, mas mantém sempre a luta por um mundo justo.

A primeira Romaria ocorreu em 1988, por iniciativa da Pastoral Operária, uma pastoral da Igreja Católica, que está a serviço da classe trabalhadora urbana, sejam empregados, desempregados e também os trabalhadores na economia solidária. Atualmente, o Serviço Pastoral dos Migrantes prepara a Romaria, juntamente com a Pastoral Operária.

Desde o ano de 1995, quando ocorreu o 1º Grito dos Excluídos, esta Romaria ocorre em conjunto com o mesmo.

Em Aparecida, os romeiros vão seguir a seguinte programação:

– 6h30 – Concentração no Porto Itaguaçu, onde segundo a história, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, por pescadores, em 1717.

– 7h30 – Mística de oração no Porto Itaguaçu.

– 8h30 – Início da caminhada do Porto Itaguaçu até o Santuário, com palavras de ordem, cantoria e reflexão sobre questões da classe trabalhadora.

– 10 horas – Grito dos excluídos e das excluídas com o tema: “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”.

– 11 horas – Missa dos romeiros trabalhadores na Basílica – Santuário de Aparecida.

Mística de oração no Porto Itaguaçu

A romaria dos trabalhadores e das trabalhadoras contempla a religiosidade, comparando a história das lutas populares de hoje com a caminhada do povo de Deus na Bíblia. A mística no Porto Itaguaçu, onde segundo a história, foi encontrada a imagem original de Nossa mãe negra Aparecida por pescadores, é uma simbologia que denuncia e anuncia

Denuncia a exploração e a discriminação, pois os pescadores eram trabalhadores muito explorados pelos senhores da época (1717) e por serem negros e discriminados, seu sofrimento aumentava. E isto acontece ainda hoje, embora existam direitos já conquistados pela classe trabalhadora e por movimentos de consciência Negra.

Anuncia a esperança e incentiva a perseverança, pois nosso símbolo maior de fé, Nossa Senhora, a Padroeira do Brasil é uma mulher negra, o que reforça além de tudo, a luta da mulher por igualdade.

Caminhada do Porto Itaguaçu ao Santuário de Aparecida

Após a mística simbólica no Porto Itaguaçu, os romeiros trabalhadores põem-se a caminhar, lembrando a história do povo de Deus no Êxodo, rumo à Terra Prometida, que hoje também é buscada e representada pela sociedade igualitária, que seja totalmente contrária ao sistema capitalista.  Por isso, em meio à caminhada, são feitas paradas, em que os caminhantes gritam por direitos e transformação.

Grito dos Excluídos e das excluídas

A peregrinação dos romeiros chega à frente da Basílica, no Santuário de Nossa Senhora, onde acontece o Grito dos excluídos que em sua 22ª. edição, traz como tema: “Este sistema é insuportável: exclui,degrada, mata !”

Missa dos romeiros trabalhadores

Ao final de tudo, é celebrada  a Missa dos trabalhadores na Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.