Diocese de Santo André

A gratidão a Deus na Bíblia

Setembro é, na pastoral da Igreja do Brasil, o mês dedicado ao estudo e aprofundamento da Palavra de Deus, isto é, da Bíblia sagrada. Por ser a Palavra revelada de Deus, nosso respeito e nossa admiração pela Bíblia cresce com o estudo aprofundado de suas divinas mensagens.

Quem se der ao trabalho de percorrer as narrativas evangélicas, as epístolas de São Paulo e de São Pedro ou levantar o véu que encobre, nas descrições apocalípticas do Vidente de Patmos, a riqueza da liturgia celeste, pode verificar que o tema eucarístico, isto é, de ação de graças é um dos mais repetidos nas letras sagradas.

Abrindo, por exemplo, o Evangelho de Lucas, nas primeiras páginas já se encontram quatro cantos de ação de graças: o cântico de Maria ao engrandecer o Senhor, que olhou para a sua pequenês; o cântico de Zacarias, bendizendo o Deus de Israel; o cântico dos anjos que povoaram os céus na noite de Natal; o cântico, ungido de comoção do velho Simeão, cujos olhos caliginosos puderam contemplar o rosto daquela Criança de luz.

O vocabulário, que Lucas usa, é rico: Maria engrandece; Zacarias bendiz; os anjos cantam; os pastores glorificam e louvam. Os motivos, que o Evangelista apresenta, são incontáveis: a santidade de Deus; a misericórdia, a paz e a alegria; a força do braço divino; a fidelidade de Yaweh; a salvação de Israel.

O cristianismo não é uma elegia fúnebre, mas é alegria e paz, é luz e esperança, é gratidão, mesmo quando o mistério da morte parece obnubilar as claridades da vida. Leia-se o prólogo lírico e cantante da carta de São Paulo aos Efésios: “Bendito Deus – Pai de N. S. J. Cristo que nos abençoou (…) para sermos seus filhos adotivos e assim nos tornássemos o louvor da sua glória”. Leia-se ainda nas “Odes”, ditas de Salomão: “Como a mão desliza sobre a cítara (…) nossas almas cantam o Espírito do Senhor”.

Vale a pena dedicar-nos à leitura e ao estudo da Bíblia para instruir-nos, para cantar os louvores de Deus e para saciar-nos com a beleza de seus salmos e de seus cânticos. Mês da Bíblia: mês de gratidão.

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira

Formação: Setembro/2007

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor