Diocese de Santo André

Após palestra, religiosos passam pela Porta Santa em Santuário

Na tarde do último domingo, (30/10), aconteceu no Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, o Encontro do bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, com os Religiosos (as) das diversas congregações que mantém atuações na Diocese de Santo André. Na programação, a reflexão seguida de uma procissão, quando em ritual próprio, todos passaram pela Porta Santa da Misericórdia. Uma vez, dentro do santuário participam da Santa Missa, terminando o evento com uma confraternização.

Dom Pedro recordou em sua palestra que o religioso “deve se entregar totalmente nas mãos de Deus. Ser uma vela acesa que emite luz, ser aquele que vive na cidade terrena, mas que já é cidadã da cidade do céu. Algo que é válido para todo cristão batizado, mas que por ser uma pessoa de congregação religiosa acena com mais força esta realidade”.

O bispo em sua pregação ensinou que a “o religioso, a religiosa, precisa ser um ‘vigia vigilante’ para viver aquilo que prometeu”. E que “não deve se opor ao chamado do Espírito Santo. O fruto do Evangelho é viver na paz, e vida pastoral que não vive na paz é igual a viver sob as ordens do mundianismo, sob as leis do mundo”.

Respondendo a alguns questionamentos, Dom Pedro apontou caminhos. “Vivemos tempos de crise, no Brasil e no mundo. As dificuldades em se fazer o bem são ainda maiores. Hoje, com o dinheiro faltando, é ainda mais difícil manter os asilos, as creches. Penso que uma saída é conhecer com profundidade a vida daqueles que fundaram as ordens religiosas, ver o quanto eles tiveram de problemas e como souberam vencer. Os tempos são outros, mas os seus atos servem de inspiração para também vencermos as dificuldades de hoje”.

Concluindo sua análise, o bispo disse: “Quanto mais trocarem as experiências entre cada um de vocês, entre as diversas ordens religiosas, com mais facilidade vão encontrar saídas para as dificuldades. Vejam que a solução pode sair de coisas simples. Foi esfregando duas pedras que o homem descobriu o fogo”.

DSC01401  DSC01434 DSC01429 DSC01430

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral