Diocese de Santo André

Equipes de Nossa Senhora mantém encontro anual com o bispo

Tem se tornado uma tradição o encontro anual das famílias participantes dos quatro setores diocesanos das Equipes de Nossa Senhora. Neste ano a formação espiritual ministrada por Dom Pedro Carlos Cipollini foi na noite de sexta-feira, (30/09), no Auditório da Mitra Diocesana, no Centro de Santo André.

Com o tema: Viver a Missão com a alegria, e o lema: “Não fostes vós que me escolhestes; mas fui eu que vos escolhi”, (Jo 15,16), o bispo falou sobre o nono capítulo da Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Francisco sobre a família. “Amoris laetitia”, a “Alegria do Amor”, fruto de dois sínodos que trabalharam o tema família.

Em sua fala, o bispo iniciou recordando que a Igreja surge em ambiente familiar, e que Deus é o fundador da família. Sobre o capítulo específico sobre a Espiritualidade Familiar e Conjugal, Dom Pedro ressaltou que existe a espiritualidade das congregações religiosas e que o documento se refere a espiritualidade dos leigos que é diferente, mas não menos santificada. “O cristão deve procurar aumentar sempre a sua espiritualidade. Uma árvore sem seiva é uma árvore seca; é a mesma coisa do que ser cristão sem ter espiritualidade”, comparou.

No ambiente familiar, Dom Pedro reforçou que “É sempre importante, ouvir o outro. respeitar o outro, cuidar do outro e ter paciência. Paciência é a capacidade de sofrer as carências do outro. O bom relacionamento é feito de pequenos e constantes gestos de amizade”. “A família não pode ser fechada em si, mas aberta para o acolhimento”.

O bispo também alertou para o fato de que hoje as famílias têm camuflado a presença de Jesus em suas casas. Chegando a esconder os crucifixos. E realçou ao final que “Para uma espiritualidade familiar forte é preciso que se pratique a oração em família. Que estes gestos sirvam de exemplo para os filhos. Um cuidando do outro. Apoiando o outro. Um sendo o pastor misericordioso do outro”.

DSC01253

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO