A nutrição considera o alimento um remédio para a saúde

Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da alimentação adequada, bem como para que as instituições públicas e privadas pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável na área de alimentação e nutrição.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que, a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país, e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal. Existe um remédio para isso? Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina”, tem uma frase que pode ajudar a responder esse questionamento: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

A nutrição considera o alimento um remédio, pois comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, protegendo-nos de várias doenças. É muito comum, nos meios de comunicação, nas conversas, academias, diversas dietas ditas milagrosas, “soluções instantâneas”, quase mágicas, prometendo ganho de massa, perda de peso, seca barriga, e, na maioria das vezes, são regimes que podem ser prejudiciais à saúde.

A alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas, fibras e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do organismo, nenhum alimento específico pode ajudar ou fornecer todos os nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, daí a importância de uma alimentação variada e equilibrada.

Algumas dicas e atitudes que podem ajudar a ter uma alimentação mais saudável:

– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;

– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes e cereais integrais;

– Beba água diariamente pelo menos 8 copos de 200 ml;

– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;

– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;

– Faça exercícios físicos regulares, diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;

– Durma pelo menos 8 horas por dia.

Fonte: Canção Nova

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho