Diocese de Santo André

Páscoa é Vitória da Vida

É tempo de Páscoa, sentimos o apelo para a renovação da esperança. A esperança é a última que morre, diz o ditado; a Páscoa cristã corrige este ditado para: a esperança não decepciona e, portanto não morre.

A festa da Páscoa era festa da renovação da vida vegetal e animal. As primícias do rebanho e da colheita: o cordeiro e os pães eram oferecidos a Deus que passava à frente de seu povo (judeus) para guiá-lo rumo à liberdade. Uma festa ecológica que há centenas de anos era celebrada pelo povo de Deus; libertado da escravidão do Egito conforme narra a Bíblia: “Que ninguém se apresente de mãos vazias diante do Senhor, cada um traga seu dom, conforme a benção que Deus lhe tiver proporcionado” (Dt 16,16).

Apesar de toda tristeza e de todo drama que devasta o mundo, é Páscoa novamente! É festa da gratidão e da partilha, festa da vida que teima em renascer dos escrombos da morte, porque é mais forte que a morte. Terrorismo, poluição, corrupção e exclusão social, nada disso impede o renascer da vida!

A morte pode até ir ganhando no varejo, mas a vida é que vai ganhar no atacado. Esta é a garantia que temos ao celebrar na fé a vitória de Jesus Cristo morto e ressuscitado. É esta a sabedoria da Páscoa: a vida triunfa!

A Páscoa é celebração da alegria: festa do otimismo. Ela nos faz pensar que são os otimistas que tocam o mundo pra frente, os pessimistas são espectadores. Os pessimistas quebram o entusiasmo vital com a desculpa de serem realistas. Realistas são os otimistas porque não olham só o túmulo, olham para o mistério de luz que vai além. O otimista sabe que até mesmo as coisas dolorosas devem ser envoltas pela luz da alegria, da vida.

A alegria da Páscoa é saber que o grão de trigo ao morrer gera uma vida, nova e poderosa, capaz de produzir muitos frutos. Aproveitemos a lição da Páscoa: Lição de alegria verdadeira, lição de sabedoria, capaz de perceber além do tempo, perceber que a vida teima sempre e acabará por vencer, pois, a última palavra não é da morte, mas da vida.

Quero abençoar a todos e desejar uma FELIZ E SANTA PÁSCOA!

+ Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André

 

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor