Diocese de Santo André

Santíssimo Sacramento: o maior tesouro da Igreja

Como tem se tornado uma tradição, novamente as onze paróquias que compõem a Região Pastoral São Caetano do Sul se reuniram para celebrar o Corpus Christi, na manhã da última quinta-feira (15/06). Ao iniciar a missa, Padre Becker leu a mensagem enviada pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, com o povo aplaudindo em agradecimento. A missa foi iniciada às 10h30, após a chegada dos fiéis das onze paróquias e contou com a presença do prefeito José Aurícchio e da primeira dama, Denise Aurícchio. Ela aconteceu na Praça Cardeal Arco Verde, no Centro do município, na frente da Paróquia Sagrada Família, a Matriz da cidade.

A proclamação da Palavra de Deus foi feita pelo Diácono Celso Luís Sais. O Padre Estigmatino, Paulo Borges em sua homilia reforçou que “Não se trata de pão abençoado. É Jesus Cristo verdadeiramente que está presente na Eucaristia. É nisso que nós católicos acreditamos. Ele esta no meio de nós, e por isso nos alegramos com sua presença”.

Ele também disse que “Celebramos o Corpus Christi para nos lembrar que somos uma Igreja peregrina. Por isso saímos para a rua e mostramos nossa fé neste Deus, que também caminha com seu povo. Saímos à rua levando nosso maior tesouro. E fazemos isso numa quinta-feira, por que foi numa quinta-feira que Jesus nos ensinou que se entregava em remissão dos nossos pecados. Seu corpo, no pão, seu sangue, no vinho. Jesus se doou por inteiro. Por isso dizemos corpo e sangue. A Eucaristia é o tesouro da Igreja”.

Padre Paulo também nos ensinou que “O Sacramento da Eucaristia é Presença, é Comunhão e Sacrifício. Estas são as três realidades deste Sacramento”. E perguntou: “Estamos realmente celebrando a comunhão? Como está nossa fé sobre esta realidade que o cristão deve vivenciar? Não posso estar em paz com Deus, se não estou em paz como meu irmão. Há quanto tempo não visita o Santíssimo Sacramento?”.

Fotos de Elaine Venciguerra e Eva Casagrande

Compartilhe:

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025