Os catequistas ganharam uma excelente ferramenta. Trata-se da nova obra produzida pelo Padre Guillermo Micheletti, lançada pela Editora Ave Maria, e intitulada: “Minidicionário da Iniciação à Vida Cristã – Conceitos Fundamentais para Catequistas”.
A obra conta com a apresentação feita pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Para maior compreensão da importância da publicação, reproduzimos o seu teor:
Tenho a satisfação de apresentar este Minidicionário da Iniciação à Vida Cristã, como quis intitular esta obra o seu autor, Pe. Guillermo Daniel Micheletti, da Diocese de Santo André (SP). É um subsídio que, sem dúvida, ajudará os catequistas desejosos de entrar pela vereda de uma catequese renovada de inspiração catecumenal, a qual implica uma estreita relação entre Bíblia, liturgia e catequese.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, destaca a iniciação à vida cristã como uma de suas prioridades (cf. CNBB – Documentos 102, 83) e, desse modo, faz eco aos bispos latino-americanos; é necessário, então, “desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação à vida cristã (…) que conduza ao encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo” (DA, 289).
Penso que este minidicionário ajudará, sobretudo, na formação de catequistas, preparados para assumir o desafio de uma catequese de iniciação à vida cristã. Esta é tão necessária como difícil de ser assumida e levada avante, devido aos muitos condicionamentos da catequese de nossos dias, que é, em grande parte, ocasional, mais voltada à preparação para se receber um sacramento.
Aprecio esta obra e o esforço de seu autor em levar avante tal tarefa, pois, além de se dedicar ao estudo e à formação, Pe. Guillermo é também pároco. Creio que isso o ajude na compreensão da necessidade urgente da iniciação cristã nas comunidades. Assim, faço votos de que a obra cumpra seu objetivo e possa estimular muitos outros a ilustrar este tema de grande atualidade em nossa Igreja.