Diocese de Santo André

Dom Pedro participa do 17º Encontro Diocesano de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos do Batismo

Com o tema: “Ser batizado é difundir a luz da esperança de Deus” e o lema “Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança” (Ef 4,4), o 17º Encontro de Formação dos Catequistas com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André acontece neste domingo (10/09), das 6h45 ás 12h15, na Basí­lica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo), no centro da cidade são-bernardense.

O objetivo da atividade é fazer com que os representantes catequistas das paróquias dos sete municípios da região do ABC assimilem a necessidade e participem do grupo de iniciação à  vida cristã neste setor da Catequese, também entendido como um itinerário para formar discípulos missionários de Jesus Cristo.

“Vai ser uma importante manhã de formação e de encontro com Deus, com muita oração, música e reflexão. Destaque para as palestras com Dom Pedro, numa introdução ao documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – acesse no link: https://drive.google.com/drive/folders/0B-g_LeJryoTRdWdYTFUta081MzA – que fala da iniciação à vida cristã; logo após, o padre Eduardo Calandro abordará a operacionalização do engajamento dos pais e padrinhos na comunidade, além da necessidade de se ter uma acolhida; por fim, o padre Odair Bezerra celebrará a missa, adianta José Carlos Serrano Martinez, que coordena ao lado da esposa Eliane Castilho Cunha Martinez, a Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André.

Para ser catequista, o paroquiano/leigo precisa cumprir os sacramentos do Batismo, Eucaristia (Primeira Comunhão) e Crisma (Confirmação) e buscar as formações, seja na paróquia, região ou na diocese onde ele/ela participa.

“A pessoa (que quer ser catequista) necessita viver e ser animada na fé. Claro que passa por preparações e formações, principalmente com relação a iniciação à  vida cristã, que é a tendência da Igreja no Brasil, exige o engajamento diocesano, regional e paroquial com as outras catequeses de setores: Crianças, Pais e Padrinhos, Jovens e os Adultos”, descreve Carlos.

Ele ainda acrescenta que todo trabalho na igreja, principalmente com o público que vem buscar a fé, precisa da aprovação do pároco.

“Tem que conhecer a pessoa e saber se está preparada para fazer esse tipo de trabalho de catequese”, frisa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

17º Encontro de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos da Diocese de Santo André

Data: 10 de setembro (domingo)

Local: Basí­lica Menor da Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo)

Endereço: Praça da Matriz, s/n° – Centro

Horário: das 6h45 às 12h15

06h45 às 07h15: Acolhida / Recepção dos coordenadores regionais

07h15 às 07h30: Boas vindas e Oração Inicial (com Padre Giuseppe Bortolato)

07h30 às 08h30: 1ª Palestra “A Iniciação à  Vida Cristã: articuladora das urgências na ação evangelizadora” e introdução do documento 107 da CNBB (com o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini)

08h30 às 08h50: Entrega da Bí­blia com dedicatória do Bispo – Café e Cantos

09h às 10h30: 2ª Palestra “Abordagem metodológica da Catequese com Pais e Padrinhos” (com o coordenador diocesano da Catequese em todas as modalidades, Padre Eduardo Calandro)

10h30 às 10h50: Sorteios, Café e Cantos

10h50 às 12h: Santa Missa (com o assessor diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Padre Odair Bezerra)

12h às 12h15: Encerramento

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão