Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo visam estreitar laços entre a comunidade e a Igreja

Durante o 17º Encontro de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos da Diocese de Santo André ocorrido no domingo (10/09), no Salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz São Bernardo), na cidade são-bernardense, aproximadamente 400 participantes dos sete municípios do Grande ABC refletiram sobre os desafios e debateram os próximos passos do setor na evangelização e diálogo com as famílias e comunidades.

A mensagem do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini revela que os catequistas são peças fundamentais na iniciação à cristã das pessoas. Segundo ele, o compromisso, a dedicação e o amor são pré-requisitos necessários para se obter êxito nesta missão.

“A essência da missão da Igreja é professar a fé, dar testemunho desta fé e transmitir a fé. A Igreja deve transmitir Jesus Cristo e colocar as pessoas em contato com Ele, não existe urgência mais urgente. É isto que pretende fazer a Iniciação à Vida Cristã”, ressalta, ao citar o profeta Daniel.

“Aqueles que ensinam o caminho da justiça aos irmãos, um dia brilharão como as estrelas no céu”

Além da palestra proferida por Dom Pedro Carlos Cipollini, sobre a “A iniciação à vida cristã”, referente ao documento 107 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) – leia aqui goo.gl/pveDPk, a programação do encontro também registrou a acolhida com o pároco reitor da Matriz são-bernardense, Giuseppe Bortolato, a apresentação do padre Eduardo Calando sobre a “Abordagem Metodológica sobre o Itinerário da Catequese com Pais e Padrinhos” e a missa de encerramento com o padre Odair Bezerra.

Os coordenadores da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André, o casal José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez integraram a organização do encontro.

Confira a avaliação de alguns participantes:

“Um evento muito importante que contribuirá nesta caminhada e um novo tempo de evangelização para os catequistas dos Pais e Padrinhos  do Batismo, animando a todos e a todas a trabalharam com muita fé”, José Manuel, o Pepe (representante da Paroquia Sant’Anna – Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

“(O evento) tem uma grande importância que aperfeiçoa essa forma de atuar junto aos pais e padrinhos. Aumentar o rebanho de nosso Senhor Jesus Cristo e atender aquilo que nos pediu. Enfim, estreitar os laços entre a comunidade e a igreja”, Carlos (representante da Paróquia São João Batista – Regional Rudge Ramos) “(O encontro é) muito importante para trocarmos experiências e aprimorarmos o conhecimento quanto ao batismo e transmitirmos esse conteúdo para as outras pessoas’, Sueli (representante da Paróquia São João Batista – Regional Rudge Ramos)

‘Acho importante os catequistas compartilharem da mesma formação e toda a Diocese tenha um único método de fazer uma catequese de pais e padrinhos que integre toda a região. Sempre falando a mesma linguagem, que não fique diferente de uma paróquia para outra’, Cecília (representante da Paróquia Sagrada Família – Regional São Caetano do Sul)

“A importância do encontro é muito interessante e leva para um futuro bem próximo aquilo que o Papa Francisco almeja: a renovação da Igreja”. Afonso (representante da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Regional Diadema)

“Precisamos ser mais eficientes na missão cristã e conseguir cativar essas pessoas (pais e padrinhos do batismo) para que batizem e voltem à comunidade.