Pe. Joel destaca empenho de todos no Sínodo, e fala dos próximos passos

Ao anunciar as três prioridades para a Igreja no Grande ABC escolhidas na Assembleia Sinodal, no dia 15, no Externato Santo Antônio, em São Caetano, o Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, recordou que uma parte da missão havia sido completada, após o início do Sínodo em novembro de 2016, em um trabalho árduo e frutuoso para Diocese que durou mais de um ano.

Para o padre, também pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, o resultado da Assembleia é fruto da participação intensa dos leigos, religiosos e clero, gente que de fato arregaçou as mangas, se empenhando da melhor maneira. O Sínodo foi o momento de reflexão, de reunião, e de encontros. Quem participou pode perceber o forte entusiasmo”, frisou o sacerdote.

O sacerdote chamou a atenção para o fato de que a partir do anúncio, começa o objetivo de implementar as três prioridades: “Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja”; “Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade)”; e “Uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão”.

Segundo o Vigário Episcopal, as três prioridades trazem um pouco das outras sete propostas que foram elencadas. “Foram dez propostas, por termos dez regiões, algumas bastante semelhantes, se concentrando na responsabilidade de viver uma boa acolhida, sendo acolhedores e vivendo uma espiritualidade de comunhão, tornando mais capazes de acolher um ao outro. Depois da proposta do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, mais missionária. E ainda na linha de formação, em vista destas duas atitudes presentes: acolhida e saída. As três eleitas vêm nesta linha”, frisou o sacerdote.

O presbítero ainda destacou os desafios que a Diocese de Santo André terá pela frente. “As dificuldades estão lançadas. Os grupos na Assembleia Sinodal ajudaram, com encaminhamentos dos trabalhos. Agora, a equipe de redação vai aprimorar bem as propostas, que são as prioridades de nossa ação evangelizadora, e ajudar a torná-las concretas. O grande desafio é este: Aquilo que elencamos e refletimos se tornem, de verdade, ações, que sejam viáveis à aplicação destas reflexões na vida concreta da Igreja”, ressaltou.

Após o trabalho da equipe de redação nos ajustes das três prioridades, elas devem ser divulgadas em um documento final do Sínodo, em abril de 2018, na cidade de São Bernardo do Campo.

Texto de Thiago Silva