Diocese de Santo André

Eucaristia – Alimento para a alma!

Assim como nosso corpo precisa de alimento para viver saudável, a nossa alma também precisa de alimento para se fortalecer e se manter sadia. Para a alma, há diversas fontes de nutrição: a Palavra de Deus, na Sagrada Escritura; a oração, e de modo muito especial, a Eucaristia! E, durante a Santa Missa, temos a oportunidade de alimentarmos a nossa alma com todas essas fontes de nutrição.

Hoje, de modo especial, falaremos sobre a Eucaristia – pão e vinho que, depois de consagrados pelo sacerdote, tornam-se o próprio corpo de Cristo!

A Eucaristia 

A palavra “Eucaristia”, do grego “eu-cháris” significa: “ação de graça”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de pão e vinho.  Toda esta doutrina sobre a presença real de Jesus na hóstia é Doutrina Revelada, ou seja, é Dogma de Fé. E, a nossa fé nos ensina que não se trata de algo representativo, mas de uma verdade: comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus!

Como devemos nos preparar para receber tão precioso alimento?

No decorrer da missa devemos estar sempre em oração, conversando com Jesus, agradecendo, pedindo perdão pelos nossos pecados – é importante lembrar que, durante a missa, no Ato Penitencial, só são perdoados os pecados veniais, os graves somente por uma confissão auricular (individual) – e assim, preparamos nossa alma para recebermos o próprio Cristo!

Palavras do Papa…

Durante a oração do Ângelus, ocorrida no dia 18 de junho deste ano, disse-nos o Santo Padre, Papa Francisco: “Nutrir-se de Jesus Eucaristia, também significa abandonar-nos com confiança a Ele e deixar-nos guiar por Ele. Trata-se de acolher Jesus no lugar do próprio ‘eu’”.

E o que isso significa?

Significa que durante toda a Santa Missa, e em especial no momento da comunhão, esvaziamo-nos de nós e enchemo-nos de Cristo, entregando-nos com confiança a Ele. Jesus se faz presente como alimento e remédio para a alma, dando-nos força necessária para caminharmos e continuarmos firmes para enfrentar as adversidades da nossa vida!

Disse-nos o próprio Jesus: “Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6, 35), ou seja, Jesus Eucaristia é sustento e remédio para nossa vida! Após, Jesus ter abençoado o pão, ele deixa de ser alimento somente para o corpo físico, passando a ser também, alimento para a alma. Algo que não podemos ver com os olhos da carne, mas sim com os olhos da fé.

Que possamos, sempre, estar em estado de graça, para recebermos este incomparável alimento que nutre nossa alma, sustenta o nosso crescimento interior, e que é fonte de força e vida para nós!

Artigo desenvolvido pela revisora Gisele Falcão

Compartilhe:

Nota de pesar – Diocese de Santo André

CRISTÃO E POBREZA

HALLOWEEN – Como o cristão se posiciona?

“Aparecida é o coração do Brasil”, afirma Dom Pedro em missa campal pela Padroeira

Dom Pedro Carlos Cipollini: 15 anos de episcopado vividos “Em Nome de Jesus”

Comunidade do Camilópolis celebra a dedicação de sua igreja e altar

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reforça unidade e compromisso com a evangelização

Foranias concluem assembleias e apontam prioridades para assembleia diocesana

Em defesa da vida: Diocese de Santo André celebra o Dia do Nascituro

nomeacoes

Nomeações e provisões – 08/10/2025