Diocese de Santo André

Com as bênçãos de Dom Pedro, procissão náutica mantém tradição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Bispo da Diocese de Santo André abençoou a Represa Billings e dezenas de embarcações que acompanharam na manhã do domingo (04/02), as homenagens à Mãe de Deus com o cortejo fluvial, a caminhada terrestre, a missa devocional e o almoço de confraternização, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo 

 

‘Com a temática “Mãe das Águas, ensina-nos a ser Sal da Terra e Luz do Mundo”, a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece há mais de meio século, mobilizou cerca de 500 pessoas no último domingo (04/02), que participaram de momentos de fé e emoção em agradecimentos pelas graças alcançadas e pedidos de saúde, emprego e harmonia familiar nas atividades que começaram logo pela manhã, no Riacho Grande, distrito da cidade são-bernardense.

A programação teve início por volta das 7h30, com a chegada dos organizadores do evento para a concentração na Balsa João Basso. O embarque na plataforma flutuante ocorreu às 8h, rumo à Colônia dos Pescadores, área onde as dezenas de embarcações já se reuniam para a largada da procissão náutica pela Represa Billings, que aconteceu às 8h30.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou do ato, considerado o ponto alto das festividades, ao lado do vigário paroquial Frei Josemar Bertes Machado, do pároco Frei Sérgio Luís Malacarne, ambos da Paróquia São João Batista (Riacho Grande), do secretário episcopal Guilherme Melo Sanches, da presidenta da Colônia dos Pescadores Capatazia I, Vanderléa Rochumback, e várias famílias do local que prestigiaram as homenagens à Mãe de Deus.

A bordo do barco com a imagem sagrada de Nossa Senhora dos Navegantes, Dom Pedro abençoava cada embarcação que se aproximava, enquanto o Frei Josemar distribuía lembranças aos participantes.

A comitiva fluvial percorreu por cerca de 1h30 grande trecho de um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o sol dando o ar da graça, a chegada aconteceu por volta das 10h, na Prainha do Riacho Grande, onde centenas de fiéis aguardavam a representação histórica de Nossa Senhora, que foi recebida com salva de fogos e reverenciada pela população.

Antes do início da procissão terrestre, que percorreu itinerário rumo à Igreja São João Batista (Avenida Araguaia, 59) cânticos e louvores foram entoados em palco improvisado próximo aos restaurantes localizados no Km 29 da Via Anchieta.

A missa das 10h30 presidida pelo bispo Dom Pedro e concelebrada pelos freis Sérgio e Josemar, e o Padre Guilherme Melo Sanches, expressou a importância da devoção à Nossa Senhora dos Navegantes, mas também a preocupação e os cuidados com a preservação da natureza, em especial da Represa Billings e da Mata Atlântica.

O almoço beneficente com massas e saladas encerrou mais um capítulo especial deste relevante evento para o povo do Riacho Grande. 

 

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá