Acontece em Aparecida o 17º Encontro Nacional de Presbíteros

A 17ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros acontece desde o dia 26 de abril e se prolongará até 2 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional, em Aparecida. A reunião conta com a participação de mais de 500 padres, representando todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Os trabalhos são orientados com o tema: “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).

O Encontro é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, e tem a assessoria de vários religiosos e convidados. Este ano contará com a presença do missionário redentorista Padre Paulo Sérgio Carrara, do Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, além de outros bispos de cada regional, além da participação do Bispo Referencial para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, mais o Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes e o núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni D’Aniello.

Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, Padre José Adelson da Silva Rodrigues, o encontro acontece a cada dois anos, em Aparecida (SP), intercalando com os encontros regionais. “É um encontro de participação, comunhão e reflexão da missão. Com certeza o encontro vai refletir as dimensões da formação dos presbíteros, pois precisamos pensar e fazer uma avaliação de nossas ações atuais, para projetar ações futuras”. Padre José Adelson também partilha que é urgente uma maior abertura para Pastoral Presbiteral.

Ele também conta que Aparecida é um local apropriado para a reunião de todos, porque é local de romaria, de missão e reflexão. “É uma riqueza partilhar e ver a alegria do povo aqui em Aparecida. Nós também estamos nesse processo de romaria e missão”.

A Diocese de Santo André está representada pelos sacerdotes: Padre Cícero Soares da Silva Neto, Padre Nelson Rosselli Filho e Padre Carlito Dall’Agnese e Padre Romeu que é o presidente do Regional.

Fonte: Site da CNBB Nacional