Diocese de Santo André

Lançamento da Campanha: “Acidente de Trabalho não é culpa da vítima”

Pastoral Operária afirma e desafia: acidentes no trabalho não são culpa da vítima

Diante do “massacre” da classe trabalhadora, que está sendo mutilada e morta em acidentes de trabalho, a Pastoral Operária de São Paulo vai lançar, pelo terceiro ano, a Campanha “Acidente de Trabalho não é culpa da vítima”. Será no dia 27 de abril de 2018, das 9h30 às 12h, na sede da CNBB Regional Sul 1, na Rua Conselheiro Ramalho, 726 em São Paulo, com palestra de Gilmar Ortiz, engenheiro e mestre em segurança no trabalho e membro da Pastoral Operária.

Gilmar Ortiz, engenheiro mestre em segurança no trabalho e membro da Pastoral Operária afirma que os acidentes de trabalho são sempre causados por culpa das empresas e não de seus empregados. E desafia a quem queira provar o contrário.

Neste ano, nossos estudos demonstram que colocar a culpa na vítima é invenção do capitalismo, que comete uma série de crimes contra o/a trabalhador/a. E também nos reportamos à Campanha da Fraternidade 2018, que propôs o tema da “Superação da violência”. O seguinte texto nos auxilia: “Somos convocados a recuperar a fraternidade entre nós, em nossas famílias, em nosso bairro e em nossa cidade. Somos motivados a buscar caminhos e meios para superação de toda forma de violência.” “Em uma sociedade onde irmão explora irmão e onde se espalha a injustiça, crescem a opressão, o ódio e a violência” (Círculo bíblico da Campanha da Fraternidade 2018)

O desenvolvimento da Campanha será por meio de estudos e debates nos bairros (igrejas, associações e movimentos populares) para informação e reflexão com os/as trabalhadores/as. Para os debates, lançamos a seguinte questão: Como o caminho da Campanha da Fraternidade pode auxiliar na denúncia das vítimas de crimes e violências no trabalho?

Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes do trabalho

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, já que encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003, o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Compartilhe:

LIBERDADE RELIGIOSA

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Paróquia São João Batista retoma procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim

Encontro da Pastoral da Saúde da Sub-Regional São Paulo reúne agentes e aprofunda reflexão sobre o cuidado integral