Diocese de Santo André

E nasce mais uma quase paróquia, agora em Ribeirão Pires

Dom Pedro Cipollini presidiu na manhã deste domingo, (13 de maio), a Missa em Ação de Graças pela Criação da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, Nº 13, na Vila Suely, em Ribeirão Pires. Ela pertencia à Paróquia São José e agora abriga em seu território quatro capelas: “Santo Antonio” no Jardim Mirante, a “Nossa Senhora Aparecida” na Vila Gomes, a “Nossa Senhora da Paz” no Parque Aliança, e a “Nossa Senhora das Graças” no Planalto Bela Vista. Durante a missa foi lido o termo de nomeação de Padre Odelardo como Administrador Paroquial.

A missa foi campal e o presbitério previamente instalado no alto da escadaria, na parte frontal da agora capela elevada a condição de Quase Paróquia, uma denominação que a Igreja destina para explicar o período em que a futura paróquia tem para se preparar para realizar todos os detalhes administrativos e burocráticos de uma forma tranquila.

Padre Odelardo Lourenço Pinto Júnior é o Administrador Paroquial. Sua nomeação foi lida durante a celebração, assim como o decreto de criação da Quase Paróquia. Participaram da cerimônia também os sacerdotes: Pe. Nivaldo, Pe. Rogério, Pe Hamilton, Pe. Jadeilson e Pe. Guilherme.

O bispo falando à assembleia explicou que “Um grupo de comunidades se unem e assim se cria uma paróquia. Dizer Quase Paróquia não é demérito algum. É uma fase a ser cumprida. O Conselho de Presbíteros decidiu por elevar esta capela, por entender que nos grandes centros existe um número bom de paróquias, mas na periferia não é assim e por esta razão é preciso que surjam novas paróquias. É por isso que estão sendo criadas cinco novas Quase Paróquias na Diocese de Santo André”.

Padre Odelardo, ao final da missa falou de sua alegria e emocionado agradeceu a confiança do bispo, a acolhida que recebeu de Padre Nivaldo, a grande ajuda com as delimitações geográficas que recebeu de Padre Hamilton, a presença dos sacerdotes, dos fiéis das paróquias por onde já serviu. “A cinco meses estou trabalhando com os fiéis da agora matriz e das quatro capelas. Tem tudo para dar certo e vai dar certo. Avante, junto com Nossa Senhora, rezando com um terço na mão”, finalizou o novo administrador paroquial.

Fotos do Agente da PasCom: Maicon Genovez Domingos

 

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini