“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus”

No mês de junho, nós, Diocese de Santo André, viveremos uma experiência profunda com o dízimo. Neste itinerário, um dos aspectos mais importantes a serem ressaltados é que o dízimo se trata de uma ação cristã de gratidão a Deus por seus inúmeros benefícios.

O documento 106 da CNBB, sobre o Dízimo, dedica-se a refletir sobre sua compreensão e aplicação em quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Nas próximas semanas, traremos reflexões sobre cada uma delas. Aqui, nos deteremos à dimensão religiosa.

A Dimensão religiosa do dízimo

Antes de qualquer coisa, o dízimo é uma ação do homem em relação a Deus, seu Criador e Pai providente, que em tudo o acompanha e sustenta. Sendo assim, a dimensão religiosa do dízimo refere-se à relação do cristão com Deus, consciente de que tudo vem Dele, e é para Ele.

“Buscai, em primeiro lugar, seu Reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6, 33)

A primazia de Deus em nossa vida deve impregnar todas as áreas: família, estudos, trabalho etc. Portanto, é devolvendo uma parte dos nossos bens que podemos cultivar e aprofundar nosso relacionamento com Aquele de quem provém tudo, e expressar, em gratidão, nossa fé e conversão. É isso mesmo: dízimo diz respeito ao nosso relacionamento com o Pai!

Um passo entre a gratidão e a conversão

Atualmente, a busca desenfreada pelo possuir nos desvia da centralidade fé. Muitas vezes, nossa mesquinhez nos retira a compreensão da sadia dependência do Pai e que tudo que Ele nos dá – alegria ou dor, fartura ou penúria – é sempre traduzido em amor!

Na primeira carta de São Paulo a Timóteo, o apóstolo dos gentios congrega os cristãos a partilha a partir da ótica religiosa. “Aos ricos deste mundo, exorta-os que não sejam orgulhosos, nem ponham a esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus” (I Tim, 6, 17). Isso significa que o problema não está em ter ou não ter dinheiro, mas onde colocamos a nossa esperança.

Para tornar-se dizimista é preciso encontrar um caminho de mudança interior. São Paulo atesta que o orgulho prende o homem aos bens terrenos, que logicamente são necessários para o sustento e para o bem-estar, contudo não pode ser o centro das motivações. Ao contrário, é preciso converter o coração e reconhecer, com gratidão, que é o Pai quem provê o necessário para a vida do homem.

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá