Diocese de Santo André

As três Regiões Pastorais de São Bernardo estão unidas nesta formação catequética

A Semana Bíblico Catequética da Diocese de Santo André em seu segundo dia, novamente encantou e ensinou o grande número de participantes nos diversos pontos do Grande ABC. A agente da PasCom São Bernardo Rudge Ramos, Simone Cotrufo nos relata que na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem: “contou-se com a presença carismática do padre Felipe Sobrinho, que nos falou sobre o tema “Caminho percorrido – sinais do tempo”. De forma leve resumiu o avanço histórico da catequese até chegar ao documento 107. E a urgência de se adaptar a linguagem sem alterar a doutrina da Igreja. Em uma verdadeira aula de história sobre a Igreja no Grande ABC, ele passou pelos principais pontos do Concílio Vaticano II que tratam a Catequese. “Anunciar o mistério com uma nova linguagem para transmitir a beleza da fé! Sigamos o exemplo dos Apóstolos que vivenciaram a Iniciação à Vida Cristã testemunhando o Cristo”.

Quem contribui também com esta matéria é a Udemia de Carvalho, agente da PasCom da Santíssima Virgem. Ela expressa que “Nesse encontro de ontem Padre Felipe nos situou sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã ao longo da história, o caminho que já conseguimos fazer e a urgência de um novo processo de iniciação à Vida Cristã”. E seguiu assim:

Através de toda a história de nossa Igreja, e principalmente após o Concílio Vaticano II, que nos convidou a procurar novos caminhos para a transmissão da fé, a Igreja no Brasil a partir de 1983 acolheu as orientações através de vários documentos que tem nos auxiliado a assumir a inspiração catecumenal com eixo condutor de toda a ação evangelizadora, este desafio nos permitiu, desde 2011 assumir a urgência da IVC em nossas diretrizes gerais de ação evangelizadora.

Todos estes estudos e experiências resultaram no Documento 107, aprovado em 2017, em Aparecida, que é uma síntese de um processo de 50 anos de estudo, que busca sair de uma realidade de uma igreja de manutenção para uma igreja evangelizadora, de acolhida, de ação comunitária e missionária, que leve as pessoas a um encontro com a pessoa de Jesus.

Precisamos urgentemente organizar em nossas paróquias uma comissão pastoral de catequese e implantar o Itinerário de evangelização para todas as idades, envolvendo as pastorais para que trabalhem em conjunto. Não termos medo de mudanças nem pessimismos, afinal mudamos todos os dias, valorizar o protagonismo do Leigo e adequar a linguagem com a realidade que vivemos, finalizou.

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão