Vocação para o ministério ordenado

Como Igreja no Brasil, somos convidados a refletir ao longo do mês de agosto a importância das vocações, em sua diversidade de dons e ministérios, para a vida Igreja. Não há sequer um batizado que não seja provocado a responder ao chamado do Senhor.

Neste primeiro domingo, a Igreja nos convida a voltar nossa atenção para as vocações ao ministério ordenado. Estamos falando de nossos diáconos, padres e bispos, colaboradores importantes na missão da Igreja de avançar para águas mais profundas.

Os diáconos são chamados a serem Cristo-Servo, voltando sua atenção à caridade, à Palavra e a Liturgia. Nossos presbíteros, são chamados a ser na vida de nossas comunidades, Cristo-Pastor, que cuida, orienta e aponta o caminho das ovelhas. Nossos bispos, participantes da missão dos Apóstolos, são continuadores diretos da missão de Jesus. Sobre eles repousa a missão de governar e cuidar da Igreja, sempre indicando um profundo caminho de santificação que todos nós devemos seguir. A exigência de seguir Jesus é grande, principalmente para aqueles que querem dedicar-se de maneira integral a sua vida em favor do Reino de Deus.

No evangelho deste 18º domingo do tempo comum, Jesus nos fala de um alimento que não perece e que é capaz de nos abastecer espiritualmente, como verdadeira fonte de amor e alegria. Nossos ministros ordenados, em especial, nossos padres e bispos, são valiosos servidores, que fazem com que a Eucaristia, verdadeiro pão que desceu do céu, chegue até as nossas comunidades.

Nutridos pelo Pão da Vida, somos chamados a atuar no cotidiano de nossas atividades, aderindo ao seu projeto transformador, sendo testemunhas constantes de fé, assim como nossos ministros ordenados. A missão de realizar um profundo encontro de Fé, com a pessoa de Jesus Cristo é de todo batizado que colocou sua vida nas mãos do enviado do Pai. Nossa vida deve ser reflexo desse supremo alimento que recebemos, e que chega até nós, pelas mãos dos nossos sacerdotes.

É valioso recordar também, neste domingo, dos nossos vocacionados e seminaristas, que buscam percorrer um caminho de felicidade junto a Jesus. Que o Senhor da Messe seja sustento, alimento e amparo nos momentos de dúvida, e que eles continuem irradiando a alegria do Cristo-Jovem por onde passam.

Que possamos acolher as palavras de Jesus e rezar pelos nossos ministros ordenados, para que possam seguir com amor, felicidade e fidelidade a resposta que foram chamados a dar a Jesus e a Igreja.

Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por nós, para que possamos responder com autenticidade os planos de Deus para as nossas vidas.

Jorge Luis, seminarista diocesano.

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho