VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA

A liturgia da palavra deste final de semana serve de inspiração para refletirmos sobre a Vocação Familiar, dentro da proposta vocacional do mês de agosto. É importante ressaltar que neste trecho do Evangelho, assim como em outros, Jesus se revela como Filho. Podemos ver uma relação familiar no coração da Trindade, onde ambas as Pessoas Divinas são envolvidas pelo Espírito de Amor.

No Evangelho, o Cristo é reconhecido através de sua família: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos sua mãe?” (Jo 6,42). Daqui, percebemos o valor que a família tem para a formação das crianças e jovens: por conhecerem os pais, podemos já conhecer também os filhos, pois eles carregaram muitas das características de seus genitores. A herança que os filhos recebem é, sobretudo, o carinho e o cuidado diante das adversidades da vida; o exemplo de uma vida virtuosa, que mesmo com os cansaços do dia-a-dia, consegue refletir a bondade do próprio Deus.

Às vezes, pode ser que o cansaço venha como de assalto a nos surpreender, como aconteceu com o profeta Elias. Vendo uma sociedade que não vê a importância desta unidade fundamental, o desânimo tenta dominar a Alegria do Evangelho que há em nós e o remédio, a força para continuar a evangelização das famílias só pode vir de Cristo, o verdadeiro pão da vida, sustento na caminhada.

Além disso, o conselho de São Paulo aos Efésios serve também para a vida familiar. Na casa, as irritações, injúrias e gritarias devem desaparecer, dando lugar ao amor e a caridade, que são manifestados em pequenos atos do cotidiano. Pelo diálogos dos familiares, as dificuldades vão sendo superadas e toda a família deve viver a dinâmica do amor, manifestada na entrega de si, inspirados pelas próprias atitudes de Cristo.

Assim, iluminados pela Palavra de Deus, queremos rezar que o Senhor continue enviando santas vocações para a vida matrimonial, berço de uma sociedade mais próxima de Deus e dos irmãos.

Gisleine e Claudinei, Pastoral Familiar – Paróquia Santa Luzia, virgem e mártir.

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá