Diocese de Santo André

O laicato e a missão

No termo do segundo milênio, após a Sua vinda, uma visão de conjunto da humanidade mostra que tal missão está ainda no começo, e que devemos empenhar-nos com todas as forças no seu serviço. É o Espírito que impele a anunciar as grandes obras de Deus!” (Redemptoris Missio, 1).

O mês de outubro é dedicado às missões e, neste ano, o tema da Campanha Missionária é “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, sob o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O grande objetivo do mês dedicado às missões é sensibilizar e despertar vocações missionárias que busquem no anúncio da Boa Nova construir uma cultura de paz e da acolhida, numa perspectiva de Igreja em saída, pois “a missão de Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento” (Redemptoris Missio, 1).

O laicato possui um papel fundamental na missão, pois estando inserido em diversos contextos sociais: trabalho, estudo, militância política e na própria estruturação familiar. Continuam o mandado missionário de Jesus Cristo dado à Igreja (Cf. Lumen Gentium e Redemptoris Missio), porque formam a Igreja e com o seu serviço, assumem, de maneira especial, a responsabilidade da cooperação missionária, implantando, incrementando e alargando a Igreja (cf. Apostolicam Actuositatem, 4 e 16).

Sendo a missão um imperativo do próprio Jesus, Missionário do Pai, “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os…” (Mt 28,19), ela deve ser levada a sério como afirma o Apostolo São Paulo: “Pois, anunciar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!” (1Cor 9,16).

Em razão do batismo todos os leigos são missionários, por isso viver a missão não é uma opção, mas uma necessidade do ser cristão discípulo e missionário de Jesus Cristo, buscando construir pontes e não muros, comunhão e não divisão. Para isso, é preciso se deixar tomar pela Sabedoria que vem do alto (cf. Sb 9,17).

Escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon

Compartilhe:

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Semana de Formação Diocesana reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO