Diocese de Santo André

Dom divino, Padre Benedito assume Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos

Sorrisos nos rostos, brilho nos olhos e uma calorosa recepção. Assim a comunidade abraçou o padre Alessandre Marcos Benedito, que tomou posse oficialmente na noite de sexta-feira (08/02), como novo pároco da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, durante celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Comunidade São Jeronimo Emiliani, no Jardim Santo André, bairro da cidade andreense.

O ato religioso ainda teve significado muito especial para o público presente, uma vez que nesta data também se comemorou o dia de São Jerônimo Emiliani (1486-1537) – fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, destinada a socorrer as crianças órfãs e pobres – e os 21 anos da construção do espaço da comunidade.

 

*

Escolhido por Jesus

No começo da celebração e durante a homilia, Dom Pedro destacou que padre Benedito terá a missão de dirigir a comunidade, conduzindo-a pelos caminhos da fé, definindo-o como ‘um mocinho entusiasta e animado’ e um dom de Deus para os moradores e moradoras da região.

“Em nossa Igreja o padre é visto como um dom que Deus dá para a comunidade. E isso favorece que nós recebamos na fé, o ministro que Deus nos dá. E essa fé que temos no ministro que Deus nos dá é uma homenagem a Jesus. O Senhor mandou esse seu servo, nós o acolhemos. Então, que essa comunidade agradeça o dom que Deus dá a ela, através do padre Benedito que assume como pároco”, conclama o bispo diocesano.

A solenidade foi concelebrada pelos padres, Geraldo Ermilton Texeira e Aluísio da Silva, ambos vigários paroquiais da Mãe de Deus e dos Órfãos, pelo coordenador da Região Pastoral – Santo André Leste, padre Nelson Rosseli Filho, e pelo secretário episcopal padre Camilo Gonçalves de Lima.

 

*

Fé e fidelidade

Antes do início da missa, os paroquianos rezaram o terço como parte da programação do oitavo dia da novena em honra ao santo padroeiro da capela e também dedicada ao recém-chegado sacerdote.

Logo após a procissão de entrada, o coordenador da Região Pastoral – Santo André Leste, padre Nelson, fez a leitura da provisão de nomeação do padre Benedito. O novo pároco fez a profissão de fé, recebeu o livro sagrado das mãos de Dom Pedro e fez o juramento de fidelidade.

O ritual prosseguiu com a participação de membros da comunidade, que entregaram as chaves da igreja, das capelas e do sacrário – como responsabilidade na condução dos serviços do pastoreio -, a jarra com água – que simboliza a renovação das promessas do batismo -, e a estola roxa – que significa a autoridade sacerdotal e a cor simboliza o tempo do Advento,da preparação e de penitência para a Quaresma –  ao novo pastor.

 

*

Missão social

Empossado como pároco, depois de assinar todos os documentos de sua posse, padre Benedito agradeceu a acolhida da comunidade, a confiança de Dom Pedro, o apoio dos padres somascos e se comprometeu a priorizar o carisma da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, ao valorizar o trabalho dos leigos e das leigas.

“Nossa missão é evangelizar os jovens e resgatá-los para Deus. Incorporar as crianças na vida comunitária para um desenvolvimento com dignidade e respeito. Nosso trabalho sempre será em conjunto, visitando as pessoas, peregrinando pelos bairros, caminhando com Jesus, em busca da justiça social. Contamos com a colaboração de todos e todas”, projeta o sacerdote.

Natural de Hortolândia, no interior de São Paulo, Pe. Alessandre Marcos Benedito nasceu em 18 de julho de 1974 (44 anos) e coincidentemente também foi ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Pedro, à época bispo da Diocese de Amparo, no dia 4 de novembro de 2012. O sacerdote somasco permaneceu em Uberaba (MG), de 2013 a 2018, antes de chegar a Santo André.

 

Veja todas as fotos, aqui.

Leia na íntegra a homilia de Dom Pedro.

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Semana de Formação Diocesana reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro