Dom Pedro defende mobilização dos jovens e confirma presença na JMJ em 2022

Bispo diocesano celebrou escolha da sede da próxima JMJ como muito simbólica para os jovens brasileiros

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, afirmou no último domingo (27/01) que estará presente na próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em 2022, em Lisboa, capital portuguesa.

O anúncio feito pelo Papa Francisco foi comemorado pelos jovens de várias paróquias da região, no evento Conexão JMJ Santo André – Panamá, realizado na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na cidade andreense.

“A escolha de Portugal (como sede da JMJ) é muito simbólica para nós. É a nossa língua. Vou fazer questão de estar presente em 2022”, ressalta.

Dom Pedro elogiou a participação da delegação de 60 jovens que representaram a região do Grande ABC, no Panamá, reiterando o compromisso de todos e todas em colocar os ensinamentos da Catequese e dos momentos com o Papa Francisco, em suas respectivas paróquias.

“Que tragam esperança e não desanimem diante dos desafios. Testemunhem a alegria de ser jovem”, sintetiza.

De acordo com ele, a juventude que esteve presente na Conexão JMJ “poderá se organizar com mais tempo para a viagem ao país europeu daqui a três anos”.

O evento

Intitulado Conexão JMJ Santo André – Panamá, o encontro reuniu dezenas de jovens de paróquias da região. A programação teve início com a apresentação da banda Querigma, da cidade de Mauá, que animou e emocionou os presentes com fortes canções e momentos de muito louvor.

Em seguida, Mateus Pereira Silva, que coordena o Setor Juventude na Região Episcopal Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, apresentou palestra sintonizada com o texto-base como preparação para o Sínodo dos Bispos, bem como os anseios e orientações do Papa Francisco para uma juventude mais ativa no mundo.

Celebração presidida pelo coordenador do Setor Juventude Diocesano, padre José Aparecido, encerrou o encontro, que ainda contou com a visita do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, numa breve mensagem aos jovens e a repercussão sobre a escolha de Portugal como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, realizada de três em três anos.