Diocese de Santo André

11 hábitos que irão transformar a sua vida de oração

Sua vida de oração caiu na rotina? É hora de reconsiderar os seus hábitos. Desenvolver hábitos saudáveis de oração pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas práticas importantes e hábitos que você pode colocar em prática:

1. Vá para a cama na hora certa na noite anterior.
A manhã é o melhor momento para rezar. Uns bons 15 a 30 minutos de oração mental pela manhã colocam Deus em primeiro lugar, ajudam a evitar o pecado, fortalecem-nos para a prática das virtudes durante todo o dia, e estabelecem as bases para rezar sem cessar ao longo do dia. Há também uma chance de que sua casa esteja efetivamente tranquila no período da manhã, e isso irá ajudar. Mas, para rezar bem na parte da manhã, você também precisa estar bem descansado. E isso significa ir para a cama na hora certa na noite anterior. (Ou você ficará sonolento como aqueles Apóstolos.)
*
2. Levante-se cedo.
Defina o seu despertador/alarme cedo o suficiente para que você possa ter 15 a 30 minutos de oração silenciosa pela manhã. E no momento em que o alarme soar, levante-se. Sem desculpas. Nada de mais um cochilinho. Faça desta a sua primeira oração do dia: a oferta espiritual a Deus do sacrifício do seu sono. Levante-se cada dia dessa maneira durante um mês e isto se tornará um hábito.
*

3. Então, fique de joelhos e reze o oferecimento da manhã
Assim que acordou, ajoelhe-se… de joelhos reze seu oferecimento da manhã. Existem muitas versões. Leva apenas alguns segundos, mas consagrando o seu dia inteiro a Deus é uma forma importante e fácil de começar cada dia. Aqui está a nossa sugestão:

“Ó meu Jesus, através do Coração Imaculado de Maria, eu vos ofereço todas as minhas orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos deste dia, para todas as intenções do Vosso Sagrado Coração, em união com o Santo Sacrifício da Missa oferecidos em todo o mundo, em reparação pelos meus pecados, e por todas as intenções do Santo Padre. Tudo pelo Sagrado e Coração Eucarístico de Jesus, tudo para o Imaculado Coração de Maria, em união com São José. Amém.”

*

4. Oração Mental da Manhã durante 15 minutos.
Você precisa decidir o melhor momento para fazer isso, mas para mim, é depois que me banho e me visto, de maneira que esteja bem acordado. Encontre um lugar em sua casa que seja tranquilo e reze todas as manhãs. Outra possibilidade é parar em uma igreja ou capela de adoração eucarística no caminho do trabalho, ou depois de deixar as crianças na escola.
Passe 15 a 30 minutos em oração silenciosa. Em oração, medite sobre as Escrituras, ou um escrito espiritual de algum Santo.
*

5. Ore pelo menos uma vez a cada hora do dia
Para muitos de nós, partes inteiras do dia — ou mesmo dias inteiros! — passam sem que ao menos lancemos um olhar em direção a Deus. Formar o hábito de voltar-se a Deus pelo menos uma vez a cada hora do dia. Isso pode ser tão simples como olhar para um crucifixo ou a imagem de um Santo, dizendo: “Seja feita a Vossa vontade” ou “Jesus, tende piedade de mim que sou um pecador”, ou “Vinde Espírito Santo”, ou reverentemente dizendo o nome de Jesus.
*

6. Memorize alguns salmos. Reze-os em pontos específicos ao longo do dia
É muito fácil recitar cada um em pontos específicos durante o dia. Por exemplo, recitar um determinado salmo cada vez que você entrar em seu carro. Recitar outro quando caminha pelo estacionamento ou até o seu escritório. Outro quando você se dirige para o banheiro ou lava suas mãos. Você começa a entender a ideia. E uma vez que você tem esses salmos memorizados, eles também fornecem excelente material para meditação durante todo o dia.
*
7. Abrace a cruz
Todos os dias trazem sofrimentos e aborrecimentos. Alguns são grandes; outros, pequenos. Não os deixe ir para o lixo! Una-os à morte sacrificial de Jesus na cruz e amorosamente ofereça-os a Deus. Esta é outra maneira de orar sem cessar.
*

8.Abrace o silêncio
Não ligue o rádio em seu carro. Desligue a música e a TV e qualquer outro ruído de fundo em casa. Abrace o silêncio. Se queremos ouvir Deus, primeiro devemos ouvir.
*

9. Quando você está inquieto, volte-se para Deus
Santo Agostinho disse a famosa frase que nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti.
Quantas vezes por dia checamos nossos telefones? E se, em vez disso, nós nos voltamos para Deus nesses momentos?
Ou talvez, quando você está inquieto, volte-se para algo mais do que conforto: Shopping. Notícias. Televisão. Comida. Bebida.
Será que buscamos o prazer nas coisas? Ou em Deus? Em vez de nos voltarmos para as coisas, voltemos para Deus. Durante todo o dia, se você se sente inquieto, volte-se para Deus. Peça a Sua graça. Peça o Seu amor. Peça a Sua paz. “Só em Deus a minha alma encontra repouso.” Salmo 62,1.

*
10. Exame de consciência noturno
Cada noite, antes de se preparar para dormir, coloque-se na presença de Deus, e examine calmamente a sua consciência. Em sua mente, percorra os Dez Mandamentos e os Sete Pecados Capitais e considere onde ficou aquém. Faça um ato de contrição. Se algum dos seus pecados foi grave, resolva-se a ir para a Confissão. Melhor ainda, fazer este exame noturno de consciência com o seu cônjuge (e crianças), como parte das Completas, Oração da Noite da Igreja a partir da Liturgia das Horas.
*

11.Reze três Ave-Marias ao deitar
Esta é uma prática católica tradicional e é uma boa maneira de terminar o seu dia. Assim como o seu primeiro ato do dia foi uma oração, então, será também o seu último.
E, no caso de que seja esta a sua última noite, através de suas Ave Marias, a Santíssima Virgem haverá de protegê-lo: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão