Diocese de Santo André

Encontro provoca reflexão sobre família como berço da iniciação à vida cristã

A influência religiosa dos pais para os filhos, a estabilidade do casamento e a importância da união familiar na Igreja e na sociedade. Esses foram alguns dos pontos abordados pela palestra sobre ‘Espiritualidade Cristã’ apresentada pelo padre Guillermo Daniel Micheletti, realizada na noite de terça-feira (26/03), como parte do Encontro Formativo organizado pela Pastoral Familiar da Diocese de Santo André no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Cúria Diocesana, no Centro andreense.

A atividade reuniu agentes da Pastoral Familiar, coordenadores, participantes do Setor Família e coordenadores regionais diocesanos.

“A família é chamada a ser lugar de iniciação, onde se aprende a rezar e a viver os valores da fé. Aos pais cristãos cabe a primeira responsabilidade pela formação de seus filhos no seguimento de Jesus Cristo”, ressalta o palestrante.

De acordo com Pe.Guillermo, o que se espera deste encontro é o conteúdo colocado em prática, com certa ousadia, para a consolidação da pastoral familiar  nas paróquias.

“Que se comece com pequenas experiências, com planejamento, a fim de que se faça um trabalho conjunto com a catequese, junto com os pais, com namorados e depois promover retiros com os casais do matrimônio de um ano ou dois anos, que é um momento difícil de amadurecimento”, explica.

Para bem transmitir a fé é preciso estar atento aos atuais desafios de contextos que exigem humildemente a busca de novos processos e metodologias. Essa passagem da palestra nos convida a viver a fé em coletividade, ou seja, na comunidade vivenciar o processo da Iniciação à Vida Cristã, inspirado num itinerário catecumenal, envolvendo ministros, consagrados e o laicato num caminho de formação discipular.

*

Propostas

Algumas das propostas apresentadas por Pe.Guillermo foram a organização de um novo tipo de preparação dos pais e padrinhos de Batismo e da Crisma, na proposta da IVC (Iniciação à Vida Cristã); a integração com a liturgia, organizando as diversas etapas de iniciação, procurando a adequada correspondência entre bíblia, catequese, liturgia e comunidade.

Como bom argentino, no transcorrer do encontro citou frases motivadoras e de reflexão de seu conterrâneo, o Papa Francisco, como “é urgente a revisão de nosso processo de transmissão da fé. É um desafio que interpela a todos” e “é preciso ter coragem de encontrar os novos sinais, os novos símbolos, uma nova carne para a transmissão da Palavra”.

Pe. Guillermo destacou a presença da família no acompanhamento dos filhos, a Exortação Amoris Laetitia explica que a educação dos filhos deve ‘ser marcada por um percurso de transmissão da fé que deve ser cada vez mais dificultado pelos horários de trabalho, pela complexidade do mundo atual, onde muitos tem ritmo frenético para sobreviver’, além do acolhimento das pessoas que vivem em situação de famílias incompletas.

“Temos que ser igreja em saída, uma igreja que faça propostas sérias. Porque senão a igreja perde o sentido de ser o sal da terra”, complementa.

*

Pais e filhos

Na opinião do orçamentista Robson Cléber de Jesus, 50 anos, o processo de iniciação à vida cristã chamou a atenção para o trabalho que deve ser feito primeiramente com os pais na catequese, para depois atrair os filhos para a frequência na igreja e evangelização na sociedade.

“Os exemplos dos pais trazem os filhos para a igreja. Por isso a importância de fazer a catequese primeiro com os pais. Se conseguir catequizar os pais primeiros, as crianças vêm, também”, afirma o paroquiano da Quase-Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, que curiosamente fez a primeira eucaristia por causa do filho, em 2011.

*

Fortalecimento do matrimônio

Para a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudenice Gomes Caliari, a formação trouxe informações enriquecedoras para os agentes e coordenadoras. Segundo ela, um dos pontos destacados durante a exposição de Pe.Guillermo foi a preparação para a vida matrimonial.

“A preparação não pode ser rápida. Tem que ser natural e cuidadosa para o recebimento do sacramento do matrimônio. Atualmente, muitos noivos acabam fazendo por uma condição exigida pela Igreja. Então, a ideia realmente é fortalecer essa preparação, naturalmente, e tentar mudar para que os matrimônios tenham uma melhor consistência do que está acontecendo hoje”, salienta.

*

Desafios da pastoral

Segundo levantamento realizado no ano passado, junto às regiões pastorais, pouco mais de 50% das paróquias do Grande ABC tem a Pastoral Familiar organizada.

Saiba como montar uma Pastoral Familiar em sua paróquia e participar das atividades pelo e-mail: pastoralfamiliar@diocesesa.org.br

*

Calendário

No primeiro semestre acontecerão a comemoração do Dia Internacional da Família, que ocorrerá no dia 15 de maio, em todas as paróquias, além do 9º Simpósio Nacional da Família e a 11ª Peregrinação Nacional da Família, que ocorrerão respectivamente nos dias 25 e 26 de maio, ambos em Aparecida (SP), com a presença confirmada do padre Zezinho.

E duas grandes iniciativas inéditas merecem destaques na mobilização e participação de todos os agentes pastorais:

O INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar), a escola da Comissão Nacional de Pastoral Familiar que oferecerá um curso para formar agentes da Sub-região SP II (que engloba as Dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santos e São Miguel Paulista) da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a ser realizado em duas fases: a primeira nos dias 29 e 30 de junho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André; e a segunda, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, na Mitra Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

E no dia 17 de agosto, como encerramento da Semana Nacional da Família, ocorrerá pela primeira vez o Simpósio Diocesano, com momentos preparados para todos do Setor Família e agentes da Pastoral Familiar, em local a ser definido.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani