Restaurada, Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba festeja 130 anos

Para celebrar os 130 anos da construção da igreja, a Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba realiza neste sábado (16/03), um dia de atividades com a entrega das obras de restauração do templo iniciadas no ano passado. Solenidade especial acontecerá às 16h, com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“A reinauguração da Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba é um marco histórico para a Vila de Paranapiacaba. Por sua importância religiosa, histórica e cultural esta igreja centenária é mais que um patrimônio tombado. Ela é um presente de Deus para nossa Diocese e presença de Deus na vida do povo”, comemora o administrador paroquial padre Rogério Duarte Irmão, que também coordena a Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra.

Programação

A programação começa às 10h, no ato público com o padre Rogério, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e demais autoridades; apresentação do Coral da OAB Santo André e as crianças do Projeto Futuração com a benção do sacerdote a todos os presentes.  Às 13h, acontece a apresentação do grupo de samba Caxambu. O encerramento será coroado com a missa oficial de reinauguração, às 16h, com a presença do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada por diversos sacerdotes da região.
A igreja está localizada na Rua Rodrigues Quaresma, na parte alta de Paranapiacaba, no município de Santo André.

Etapas da restauração

A reforma da paróquia com 130 anos de existência ocorreu em duas fases. A primeira aconteceu no telhado, ainda no primeiro semestre de 2018. “Chovia dentro da igreja. Então criou-se uma comissão com membros da comunidade e antigos moradores, este foi o pontapé inicial”, relembra Pe.Rogério. Terminada a etapa inicial, começou a segunda fase que compreendia pintura externa e interna, elétrica e iluminação, restauro e reforma de bancos e outros móveis destinados ao culto, a revitalização do piso, o mirante da Cruz, o calçamento no entorno da igreja, a escadaria de entrada e o jardim.
“E agora, finalizado tudo, podemos entregar a igreja de Paranapiacaba revitalizada para o povo, que ali participa e celebra sua fé. E também para todas as pessoas que desejam conhecer e contemplar esta obra de arquitetura sacra”, celebra o coordenador da região pastoral.

História

O embrião da igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba nasceu ainda no século XIX. Antes da inauguração da capela, em 1889, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880. O centenário da paróquia foi realizado em 1989. O padroeiro Senhor Bom Jesus é celebrado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila.