Pela justiça social, padre Barreiro assume Paróquia Menino Jesus em Diadema

“Preciso ter dois pés fincados. Um dentro da igreja e outro na estrada. Isso faz parte da nossa missão”. Esse foi o recado do padre redentorista Antônio Carlos Barreiro durante a posse oficial na noite de sábado (30/03), como pároco da Paróquia Menino Jesus, no Jardim Marilene, em Diadema. O Pe. Cláudio Anselmo, também redentorista, assume como vigário paroquial.
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a solenidade, concelebrada pelo superior provincial dos redentoristas, Pe. Marlos Aurélio, pelo coordenador da Região Pastoral Diadema, Pe. George Fernandes, e demais padres.

Desde pequeno participando das promoções humanas e sociais no sul de Minas, o sacerdote mineiro afirma que está em suas raízes a luta pela igualdade de direitos e a evangelização da população mais carente. “Nosso objetivo aqui é despertar pessoas para esse compromisso social. Enviá-las para os serviços internos pastorais, mas também para os externos de solidariedade, justiça e paz na sociedade”, comenta.

O público que lotou o espaço de fé também celebrou a alegria da vitória de Cristo, durante a chegada do quarto domingo da Quaresma. Representantes das pastorais e leigos destacaram a simplicidade e simpatia do novo pároco, sempre com um sorriso no rosto, e a maneira de dialogar com as pessoas, valorizando a escuta e indicando o caminho da esperança.

Carisma redentor

Logo no início da missa, Dom Pedro fez questão de elogiar o trabalho desempenhado pelos missionários redentoristas, na ação missionária da Igreja e no acolhimento aos mais necessitados da sociedade.

“Quem não conhece os padres redentoristas de Aparecida? Esse carisma muito forte dos redentoristas se faz presente entre nós. Tanto nos ajuda a viver em comunhão e praticar o bem. Rezem pelos padres. Eles precisam de nossas orações”, conclama.

A Congregação dos Missionários Redentoristas foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no Reino de Nápoles, no Sul da Itália.

Sobre a chegada dos novos pároco e vigário paroquial, o bispo diocesano classificou como “dois dons enviados por Deus” e pediu que as comunidades sejam companheiras dos sacerdotes nesta missão.

Sobre o novo pároco

Padre Antônio Carlos Barreiro nasceu em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, no dia 5 de dezembro de 1959. Viveu a infância na roça. De família religiosa e devota de Nossa Senhora Aparecida, o despertar para a vocação surgiu das romarias à Casa da Mãe e das missas que ouvia pela Rádio Aparecida desde os primeiros passos na vida. Conheceu a Congregação do Santíssimo Redentor, sendo tocado no coração pela simplicidade e carinho com que os redentoristas tratavam o povo. Foi ordenado sacerdote em 26 de outubro de 1991, ou seja, neste ano completará 28 anos de sacerdócio. Sua missão é reforçar os compromissos sociais das pastorais por uma sociedade justa e igualitária.

Rito de posse

A celebração teve início com a leitura do decreto de nomeação do novo pároco realizada pelo superior provincial dos redentoristas, Pe. Marlos Aurélio. Em seguida, o sacerdote fez a profissão de fé, recebeu o livro litúrgico dos Evangelhos, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Barreiro foi empossado oficialmente.

As seis comunidades pertencentes à Paróquia Menino Jesus também prestigiaram a celebração. Leigos e leigas percorreram o corredor central com as imagens de cada santo padroeiro de sua capela (Maria de Nazaré, duas Nossa Senhora Aparecida, São Paulo Apóstolo, Santa Rita de Cássia e Imaculada Conceição).

Confira todas as fotos aqui!