Com o objetivo de aprofundar os cuidados com a saúde, da espiritualidade e a atualização constante dos estudos dos padres para uma boa evangelização do povo de Deus, a Diocese de Santo André iniciou na manhã desta terça-feira (14/05), mais uma edição do Encontro de Formação Permanente do Clero, realizado no auditório da Sociedade São Miguel, no Jardim Bela Vista, em Santo André. O encontro reuniu cerca de noventa padres dos sete municípios do Grande ABC.
A referência para os estudos do primeiro dia é a passagem do livro de Atos dos Apóstolos (20,28) “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho”. Após as orações inicial e final, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini agradeceu a presença dos presbíteros e desejou ótimas atividades durante os quatro próximos dias de reflexão e aprofundamento do aprendizado para prática no dia a dia.
*
Saúde e espiritualidade
O palestrante responsável pelo conteúdo e acompanhamento dos quatro dias de encontro é o padre Anselmo Matias Limberger, que trabalha há 23 anos na Diocese de Santo Amaro. Foi ordenado no dia 22 de novembro de 1987, portanto completará 32 anos de sacerdócio. É Nasceu em Arroio do Tigre (RS) e sua diocese de origem é Toledo (PR).
“A finalidade pelo qual estou aqui na Diocese de Santo André é para compartilhar com os irmãos padres, a reflexão que engloba nosso ministério, nossa vida como presbíteros da Igreja Católica. O tema que propusemos aprofundar é o padre enquanto cuida de si, enquanto cuida do povo”, afirma.
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Studiorum Universitas A S. Thoma Aq., Urbe, (Angelicum), de Roma, e doutor em Psicologia Clínica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP, Pe. Anselmo enfatiza que o padre precisa estar saudável para evangelizar e cuidar bem das suas ovelhas.
“Em primeiro lugar, o presbítero bem cuidado significa que ele cuida da saúde, da sua formação espiritual, que se prepara bem para evangelizar, estudando a bíblia, os documentos da CNBB, da própria Igreja e assim preparando bem o trabalho de evangelização, Então, o cuidado de si é o ponto de partida para cuidar também do povo de Deus”, salienta.
*
Referência de São João Paulo II
Pe. Anselmo destaca que o documento – Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração (Jr 3, 15) – da Exortação Apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, do Papa São João Paulo II, de 25 de março de 1992, serve como base para o trabalho das dimensões humana, intelectual, cultural e missionária.
“No eixo da dimensão humana abordamos questões da psicologia, a psicologia no mundo de hoje ajuda ao presbítero. Em primeiro lugar a conhecer-se, a integrar-se na saúde. E também no trabalho ministerial. No plano pastoral, o padre atendendo o povo, que vem com todo tipo de sofrimento, e o padre justamente é aquela pessoa que acolhe, que escuta, que faz o aconselhamento, que abençoa o povo na sua dor e na sua enfermidade. Então, a psicologia ajuda os padres no modo de contribuir na ajuda as pessoas”, explica.
*
Agenda da Formação
As atividades prosseguem na manhã desta quarta-feira (15/05) com o tema da identidade e espiritualidade do padre diocesano e do padre religioso de uma ordem ou congregação, na caminhada junto ao povo; na quinta-feira (16/05) o assunto será a dimensão humana afetiva e aprofundamento da questão da psicanálise, enquanto ciência para o padre fazer uma autorreflexão; e o encerramento da Formação na sexta-feira (17/05) com a abordagem da identidade e espiritualidade do padre, em vista da pastoral presbiteral, o padre compreendido no presbitério na igreja local junto com o bispo.