Diocese de Santo André

Encontro anual de Dom Pedro com jovens padres fortalece unidade do clero

Desde que chegou ao Grande ABC, no ano de 2015, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, realiza uma vez por ano, um encontro com os jovens padres, a fim de dialogar fraternalmente com os sacerdotes sobre vários assuntos, reforçando o compromisso de fidelidade a Cristo e da evangelização do povo de Deus. Em 2019, a reunião aconteceu na manhã de terça-feira (04/06), com a presença de cerca de 20 padres com até oito anos de sacerdócio, na residência episcopal, em Santo André.
Durante a conversa foram abordados temas do cotidiano, sobre os desafios da evangelização na atual sociedade e depoimentos da caminhada de cada presbítero.

Padre mais jovem da diocese, Guilherme Franco Octaviano foi ordenado em fevereiro deste ano e participou dessa reunião pela primeira vez. “Este encontro foi muito bom! Mostra o olhar do bispo e sua preocupação com os padres novos. Isso é fundamental para o exercício saudável do ministério e para a convivência entre os presbíteros”, comenta.
“O já tradicional encontro teve como tema este ano a reflexão sobre as gerações na sociedade e como lidar com as pessoas. A partir deste tema muitos padres expuseram suas alegrias e dificuldades como partilha fraterna”, revela o Pe. Hamilton Gomes Nascimento, que atuava como pároco da São Felipe Apóstolo, em Mauá, e assumirá em breve a Paróquia Cristo Rei, em Diadema

Para o padre José Aparecido, participar do encontro foi uma experiência nova e bonita, já que foi ordenado sacerdote em agosto do ano passado. “A conversa entre amigos do presbitério com nosso bispo foi muito boa, onde o pastor mencionou pontos importantes para nós, como o momento de oração, de caminharmos juntos, mas também colocamos os desafios de nossas paróquias e de nossa diocese para crescermos na evangelização”, frisa.

O coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Cícero Soares da Silva Neto, acrescenta que o encontro do bispo com os jovens padres é um momento de fortalecimento da unidade. “É caminharmos juntos, dialogando sobre um tema e vivenciando momento de conversa até descontraída, mostrando a unidade do clero e troca de experiências do conjunto dos presbíteros. Enfim, é um momento de rezarmos juntos, fortalecendo a espiritualidade”, relata o padre, que também é pároco da Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral