Diocese de Santo André

Equipes de Nossa Senhora realizam Mutirão “Regra de Vida” neste domingo (7)

Movimento leigo de espiritualidade conjugal católico reúne regiões das cidades de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires para missa na Catedral e encontro na Cúria

O movimento das Equipes de Nossa Senhora da Diocese de Santo André promove no próximo domingo (07/07), mais uma edição do Mutirão “Regra de Vida”. A atividade começa com a Santa Missa, às 8h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e prossegue durante toda a manhã, no auditório da Cúria, na Praça do Carmo, 36, na cidade andreense.

O Setor Santo André B, que compreende regiões do próprio município, de Mauá e Ribeirão Pires, será o responsável pela realização do encontro.

O casal coordenador diocesano das Equipes de Nossa Senhora, Glaucia e Marcelo Bianchi revelam que, na caminhada da fé, e para auxiliar a formação cristã, o Movimento oferece aos equipistas diversos instrumentos, entre os quais se acha o “Mutirão”, isto é, a atividade que objetiva, especificamente, desenvolver o conhecimento mais profundo e sistematizado das ENS, de suas origens, de seu carisma e de sua pedagogia.

“Nas ENS, o “Mutirão” se realiza em clima de festa, com alegria e descontração, sem prejuízo da eficiência do trabalho comum e comunitário que ali se faz, em proveito, não de um só, mas de cada um dos equipistas que dele participa”, explica o casal.

O Mutirão é uma reflexão mais ampla sobre a vida de equipe. Poderão ser apresentados outros assuntos de interesse do movimento que o Casal Responsável de Setor entenda ser necessário naquele momento. Os mutirões devem ser realizados periodicamente entre os setores, como forma de atualizar e aprimorar a formação dos casais equipistas.

*

Atuação

Atualmente, o movimento de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã contabiliza 13,6 mil equipes de base, 69 mil casais e 10 mil sacerdotes ou conselheiros espirituais presentes em 90 países dos cinco continentes. Somente no território diocesano, as Equipes de Nossa Senhora registram a atuação de 241 casais e 38 conselheiros espirituais.

*

Sobre o movimento

Criado por Padre Henri Caffarel em 1939 na França, as Equipes de Nossa Senhora é um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo, constituído por casais que buscam no Sacramento do Matrimônio um ideal de vivência cristã.

As equipes de Nossa Senhora têm por objetivo: ajudar os casais cristãos a descobrirem e a viverem todas as dimensões do Sacramento do Matrimônio, em fidelidade aos ensinamentos da Igreja, como movimento de formação e de realimentação espiritual.

As Equipes de Nossa Senhora ajudam os seus membros a progredirem no amor de Deus e no amor ao próximo; fazem apelo ao auxilio mútuo fraternal, para que eles possam assumir pessoalmente e em casal, as condições concretas de sua vida conjugal, familiar, profissional e social segundo a vontade de Deus, estimulam-os a tomarem consciência de sua missão evangelizadora na Igreja e no mundo, pelo testemunho de seu amor conjugal e por outras formas de ação que queiram acolher.

É um Movimento cristocêntrico que se coloca sob a proteção de Nossa Senhora, porque Maria leva a Cristo, é o exemplo perfeito do SIM ao apelo de Deus.

Tem como metodologia para orientar e manter a caminhada realizar os PCE’s (pontos concretos de esforço): Prática de oração pessoal e conjugal; Escuta diária da Palavra de Deus; Dever de sentar-se (diálogo conjugal mensal); Regra de vida que nos faça progredir; Retiro espiritual anual em casal.

As equipes são compostas por 5 a 7 casais com a presença de um padre, conselheiro espiritual, que mensalmente estão juntos para oração, reflexão, partilha, ajuda mútua e estudo de temas específicos.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão