Ciclo de três encontrões forma 340 líderes da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Diocese de Santo André encerrou na manhã de sábado (03/08), a série de três atividades do “Encontrão de Formação para Líderes 2019”, realizada com as dez regiões pastorais das sete cidades do Grande ABC. Esse terceiro evento aconteceu na Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião, contemplando líderes, apoios, coordenadores paroquiais, comunitários e regionais das regiões Mauá e Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra.

Antes, o organismo de ação social já havia promovido dois encontros anteriores, que reuniram as três regiões de Santo André (Centro, Leste e Utinga) e São Caetano; e outro que agregou as regiões de São Bernardo (Centro, Anchieta e Rudge Ramos) e Diadema.

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Gomes, os três encontrões realizados tiveram uma ótima adesão e participação das lideranças, apoios e equipe diocesana, contabilizando cerca 340 participantes.

“A formação espiritual com o nosso padre assessor (Rudnei Sertorio), do semeador e os quatro tipos de terreno, as formações sobre os Mil dias, Políticas Públicas e sua importância para o desenvolvimento infantil eficaz. Foi muito proveitoso e importantes para fortalecer e entusiasmar a missão da liderança nas atividades do dia a dia. O objetivo foi alcançado, graças ao empenho de todos”, avalia.

Programação

Durante os três encontrões, todos tiveram a mesma formação: oração inicial e formação com o assessor diocesano da Pastoral da Criança, Pe. Rudnei Sertorio; as palestras ‘Os primeiros mil dias e a nossa Saúde’, com a professora e coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Gomes; ‘Alimentação Saudável’ com a psicóloga e capacitadora de Alimentação e Hortas, Roseli Garcia Gonçalves Flausino; e o Vídeo sobre Desenvolvimento Infantil com a professora e multiplicadora de Brinquedos e Brincadeiras, Keli Cristina de Oliveira Cintra.

Avaliações

Participantes do 3º Encontrão de Formação consideraram benéficas as palestras para qualificar o trabalho das líderes e coordenadoras.
“Tudo que aconteceu hoje (sábado) podemos colocar em prática. Para mim, o ponto mais alto foi o desenvolvimento infantil. Gostei bastante da formação geral”, disse Ivone de Lima Santos, 55 anos, da Igreja Matriz de Ribeirão Pires – Paróquia São José.
“Acredito que a parte do semeador foi muito importante. A parte da semente. O que devemos fazer. Espalhar as sementes para colhermos os frutos”, afirma a cuidadora de idosos, Maria Bezerra Barros de Andrade, 50 anos, integrante da Paróquia São José Operário, em Mauá. Já a anfitriã Gislene Cris Lucas registrava as fotos da atividade, enquanto acompanhava as palestras. “Sua boa nutrição pode mudar o outro. Pequenos detalhes fazem a diferença”, enfatiza a paroquiana da Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião.

8º Plano de Pastoral

Em sintonia com os itinerários de formação para a missão do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o objetivo do encontrão de líderes, além de promover o encontro entre as regiões, visa a formação espiritual, pessoal e missionária dos líderes para que possam atuar nas comunidades onde vivem, com mais alegria e entusiasmo.

Atuação na Diocese

A Pastoral da Criança atua na promoção da vida, conforme mostra o lema: “Para que todos tenham vida e a tenha em abundância”, combatendo a mortalidade infantil por diversas causas, que ocorrem em sua grande maioria dentro dos primeiros 30 dias de vida. As atividades na Diocese de Santo André tiveram início em agosto de 1987, ou seja, há 32 anos na comunidade Rainha dos Mártires, da Paróquia Imaculada Conceição, no município de Mauá. O trabalho continua crescendo nas periferias da Diocese e muitos líderes estão atuando em favor da vida.
Atualmente, a Pastoral na Diocese de Santo André conta com 406 líderes e 877 voluntários – totalizando 1.283 voluntários –, atuando em 101 comunidades de 52 paróquias, acompanhando 4.674 famílias, num total de 4.386 crianças, de 0 a 6 anos, e média mensal de 288 gestantes acompanhadas.

Quer participar da Pastoral da Criança? Entre em contato com o Centro de Pastoral no telefone: 4469-2077.