Diocese de Santo André

A Arte como Encontro com Deus

A Arte em sua realidade magistral não tem seu fim último o entretenimento, mas também formar, educar, ensinar e colaborar para o conhecimento humano. Mais intensamente conhecemos a Arte através do teatro, da música e da dança. Não podemos esquecer que a Arte tem uma realidade bem ampla, muitas vezes, pouco valorizada como a escultura, a pintura, a fotografia, a escrita, etc. Em tudo isso, a Arte é parte da vida de fé, conhecida e, carinhosamente dirigida, como Arte Sacra, que expressa o dado da fé para expressar a beleza das realidades divinas.

Na Igreja, de modo especial no Brasil, temos o que já chamamos de Ministério das Artes. “Ministério” é assim considerado pelo fato de seu significado estar ligado ao serviço e assim, em nossa Diocese, setorizada na PASCOM. Entretanto, a Arte tem um papel significativo no 8º Plano Diocesano de Pastoral por ser uma rede comunicativa e contribui fortemente na evangelização pela força interativa.

Com o lema, “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”, através da Arte em seus vários meios de expressão, pode colaborar muito na concretização do “sonho missionário de chegar a todos”.

Que pela intercessão de Santa Cecília, intercessora dos músicos, cantores e artistas, possamos todos saber com a Arte expressar a beleza das realidades celestes para um profundo encontro com Deus através da justiça, amor e paz.

* Por Pe. Me. Francisco Semplicio Pires

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão