Irmandade do Servo Sofredor reflete sobre a humanidade

Atualmente, momentos de silêncio e reflexão podem ser difíceis em meio ao barulho das cidades e avalanche de informações. As ausências de diálogo e atenção ao próximo são evidentes numa sociedade por vezes pautada pelo individualismo. Porém, o Retiro da Irmandade do Servo Sofredor ocorre para resgatar o contato, o olhar, a coletividade e a espiritualidade.

A importância do abraço e da fé em nossas vidas são essenciais e colocam em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral visando proporcionar um itinerário de vivência com Jesus e a conversão para o acolhimento.

Para isso acontecer se faz necessário, momentaneamente, o desligamento do mundo lá fora. E a recomendação da não utilização de celulares na atividade de sábado (17/08), na Paróquia São Geraldo Magella, em Santo André, contribui para a conscientização sobre como estamos agindo enquanto cristãos.

O tema “Como ser luz em meio a tanta claridade? – Eu te chamei a ser a luz das nações (Isaías: 42, 6)” faz essa provocação. Dom Pedro fez uma reflexão sobre “A salvação realizada por um pobre”, em que nos convida a sermos como Jesus e servir ao próximo.

“Podemos dizer que Deus vê no vulto do pobre não somente a dor, mas vê nele a semelhança do seu próprio Filho pobre por amor, a fim de salvar a humanidade”.

Meditação do evangelho pelo seminarista dos Filhos da Caridade, Wagner Rodrigues, encenações da vida real, assuntos como a preservação do meio ambiente, respeito aos povos e igualdade de direitos também nortearam o encontro.