Resgate da história para a missão e o comprometimento para um itinerário de vivência com Jesus. Essas foram as principais mensagens da 3ª edição do Encontro de Formação Regional Ampliado 2019 com os catequistas do Setor Pais e Padrinhos do Batismo. A atividade reuniu os participantes da Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra, durante a tarde de sábado (10/08), na Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra.
Além da apresentação da história e das regiões pastorais da diocese com o casal Marina e Toni, dinâmicas emomentos de espiritualidade com louvor e oração, o professor e teólogo César Fialho será o responsável pela palestra “Catequista do Batismo: Importância e Missão na Igreja” com o lema: “Veja que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus” (1ºJo 3, 1).
O encontro atende aos itinerários de formação para a missão e acolhida do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
“A solução está em suas mãos (catequista). Deus nos deu a liberdade para agirmos e nos deu as instruções para fazermos do jeito que Ele nos ensinou. A decisão está em nossas mãos. A decisão principal é saber qual o nosso propósito para o nosso sentido”, cita o palestrante, após comentar sobre o comprometimento de cada participante.
Resgate da história
Para a auxiliar de limpeza, Lanci Cipriano do Rego de Queiroz, 57 anos, a apresentação da trajetória da Igreja Diocesana e a explicação sobre as regiões pastorais são importantes para elucidar a união de todos e todas num só corpo.
“Muitas pessoas não conhecem a origem e a história da diocese, apesar de que acompanho desde Dom Jorge. Tive o prazer de conhecê-lo. Tem catequistas que estão chegando e essas informações são importantes. Outra que estão é o comprometimento como paróquia e diocese em sintonia. Não somente agir como paróquia, mas também como diocese”, avalia a catequista da Paróquia Sant’Anna, de Ribeirão Pires.
Comprometimento com Deus
Segundo o funcionário público Rogério Gonçalves Alexandre, 48 anos, as palestras contribuem para aprofundar o conhecimento e qualificar o trabalho no Setor Pais e Padrinhos do Batismo.
“As palestras foram interessantes, tanto a Marina que citou a história diocesana, que demonstra a importância da união de todos como diocese, quanto o César que mostrou pontos que nos ajudam a nos comprometermos com os sinais que nos levam ao caminho de Deus e colocar em prática esse dom de chamar mais pessoas para perto Dele”, analisa o catequista da Igreja Matriz de Ribeirão Pires – Paróquia São José.
“Essas apresentações revelam muitas coisas boas para nós, que as vezes não temos conhecimento, por exemplo, como o tamanho e abrangência de nossa diocese. São mais de cem paróquias, uma extensão territorial e população enormes. Isso valoriza ainda mais o desafio de evangelizarmos”, complementar o companheiro de paróquia, o professor José Donizette Pereira, 57 anos.
União dos fiéis
Atuando na condução dos trabalhos dos catequistas do setor pais e padrinhos do batismo em Rio Grande da Serra, Elaine Cristina dos Santos Silva, 38 anos, acredita que a iniciação à vida cristã é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho exitoso na evangelização.
“Nós participamos deste encontro com um propósito. Quando temos Jesus Cristo como foco, a gente consegue com a união fazer a força. Quando se junta todas as catequistas, todos falam da mesma forma, todas as paróquias criam essa unidade e integração. É um passo importante para unir os fiéis”, conta a paroquiana da Comunidade Santo Expedito da Paróquia São Sebastião.
Próximo encontro
Os Catequistas do Setor Pais e Padrinhos do Batismo Diocese de Santo André participam no próximo domingo (18/08), das 14h30 às 17h10, da quarta e última edição do Encontro de Formação Regional Ampliado 2019, desta vez com os representantes de Mauá. A atividade acontecerá na Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Itapark.
Mais informações com o casal coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Carlos e Eliane Martinez. Telefone: 99905-6578.