Diocese de Santo André

Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo exercitam 8º Plano de Pastoral

Resgate da história para a missão e o comprometimento para um itinerário de vivência com Jesus. Essas foram as principais mensagens da 3ª edição do Encontro de Formação Regional Ampliado 2019 com os catequistas do Setor Pais e Padrinhos do Batismo. A atividade reuniu os participantes da Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra, durante a tarde de sábado (10/08), na Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra.

Além da apresentação da história e das regiões pastorais da diocese com o casal Marina e Toni, dinâmicas emomentos de espiritualidade com louvor e oração, o professor e teólogo César Fialho será o responsável pela palestra “Catequista do Batismo: Importância e Missão na Igreja” com o lema: “Veja que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus” (1ºJo 3, 1).

O encontro atende aos itinerários de formação para a missão e acolhida do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“A solução está em suas mãos (catequista). Deus nos deu a liberdade para agirmos e nos deu as instruções para fazermos do jeito que Ele nos ensinou. A decisão está em nossas mãos. A decisão principal é saber qual o nosso propósito para o nosso sentido”, cita o palestrante, após comentar sobre o comprometimento de cada participante.

Resgate da história

Para a auxiliar de limpeza, Lanci Cipriano do Rego de Queiroz, 57 anos, a apresentação da trajetória da Igreja Diocesana e a explicação sobre as regiões pastorais são importantes para elucidar a união de todos e todas num só corpo.

“Muitas pessoas não conhecem a origem e a história da diocese, apesar de que acompanho desde Dom Jorge. Tive o prazer de conhecê-lo. Tem catequistas que estão chegando e essas informações são importantes. Outra que estão é o comprometimento como paróquia e diocese em sintonia. Não somente agir como paróquia, mas também como diocese”, avalia a catequista da Paróquia Sant’Anna, de Ribeirão Pires.

Comprometimento com Deus

Segundo o funcionário público Rogério Gonçalves Alexandre, 48 anos, as palestras contribuem para aprofundar o conhecimento e qualificar o trabalho no Setor Pais e Padrinhos do Batismo.

“As palestras foram interessantes, tanto a Marina que citou a história diocesana, que demonstra a importância da união de todos como diocese, quanto o César que mostrou pontos que nos ajudam a nos comprometermos com os sinais que nos levam ao caminho de Deus e colocar em prática esse dom de chamar mais pessoas para perto Dele”, analisa o catequista da Igreja Matriz de Ribeirão Pires – Paróquia São José.

“Essas apresentações revelam muitas coisas boas para nós, que as vezes não temos conhecimento, por exemplo, como o tamanho e abrangência de nossa diocese. São mais de cem paróquias, uma extensão territorial e população enormes. Isso valoriza ainda mais o desafio de evangelizarmos”, complementar o companheiro de paróquia, o professor José Donizette Pereira, 57 anos.

União dos fiéis

Atuando na condução dos trabalhos dos catequistas do setor pais e padrinhos do batismo em Rio Grande da Serra, Elaine Cristina dos Santos Silva, 38 anos, acredita que a iniciação à vida cristã é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho exitoso na evangelização.

“Nós participamos deste encontro com um propósito. Quando temos Jesus Cristo como foco, a gente consegue com a união fazer a força. Quando se junta todas as catequistas, todos falam da mesma forma, todas as paróquias criam essa unidade e integração. É um passo importante para unir os fiéis”, conta a paroquiana da Comunidade Santo Expedito da Paróquia São Sebastião.

Próximo encontro

Os Catequistas do Setor Pais e Padrinhos do Batismo Diocese de Santo André participam no próximo domingo (18/08), das 14h30 às 17h10, da quarta e última edição do Encontro de Formação Regional Ampliado 2019, desta vez com os representantes de Mauá. A atividade acontecerá na Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Itapark.

Mais informações com o casal coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Carlos e Eliane Martinez. Telefone: 99905-6578.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco