Reunião Geral do Clero elege duas comissões diocesanas

Com as eleições da Comissão Diocesana da Pastoral Presbiteral e dos membros para a Comissão Administrativa do Caixa Comum dos Presbíteros, a Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (22/08), a terceira Reunião Geral do Clero de 2019, no auditório da Sociedade São Miguel, na cidade andreense. O encontro contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Cipollini e cerca de 150 pessoas, entre padres, diáconos e religiosos do Grande ABC.

“As eleições foram os eixos principais do encontro. Essas duas comissões que ajudam no encaminhamento da vida dos presbíteros em toda a diocese”, ressalta o vigário geral, Pe. Ademir Santos, que coordenou a reunião, ao dizer que os temas apresentados no encontro estão em comunhão com o 8º Plano Diocesano de Pastoral e a caminhada missionária com o Papa Francisco. “Reforçando uma igreja acolhedora e participativa”, frisa.

A Comissão Diocesana da Pastoral Presbiteral será composta pelo representante dos presbíteros e coordenador, Pe. Roberto Alves Marangon, e pelos membros Pe. Romeu Leite Izidorio e Pe. Pedro Teixeira de Jesus; já os membros da Comissão Administrativa do Caixa Comum dos Presbíteros serão Pe. Júlio Rodrigues Neves como tesoureiro e Pe. Adenizio Leonardo Miranda como secretário.

Ao final, o Pe. redentorista Cláudio Anselmo foi apresentado ao público. Atualmente, ele serve como vigário na Paróquia Menino Jesus, em Diadema.

Dimensão Presbiteral

O responsável pela Pastoral Presbiteral, Pe. Cícero Soares, abordou ações como a priorização dos temas para a Formação Permanente do Clero, além das eleições citadas no texto.

Dimensão Pastoral

Pe. Ademir citou a importância do Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado em novembro em todas as regiões pastorais; assessor da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves divulgou as informações do Festival Vocacional, que será realizado no dia 22 de setembro, em Ribeirão Pires; secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida destacou o roteiro para as visitas missionárias do MME, que acontece em outubro, além do Projeto Samaritanos, em andamento até novembro; e o coordenador da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Calandro ressaltou o Tríduo Catequético.

Dimensão Econômica

O ecônomo diocesano, Pe. Alex Sandro, expôs as informações para os presbíteros prestarem um serviço de qualidade na Igreja Particular de Santo André.

Confira alguns comunicados:

– Celebração do aniversário do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, no dia 11 de setembro, na Catedral do Carmo;

– Missa Diocesana da Pastoral da Acolhida, no dia 6 de outubro, na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina.

– Ordenações diaconais de Marcelo Cavinato e Aparecido Batista

– Retiro do Clero Diocesano, entre os dias 17 e 20 de setembro, em Indaiatuba