Diocese de Santo André

Dia das Missões recorda prioridades do Sínodo Diocesano

“O objetivo do Papa Francisco é lembrar a Igreja que todos devemos estar em estado permanente de missão. Nosso sínodo propõe acolhida e missão. E nós estamos realizando. E os frutos? Deus quem vai dar. Saiu o semeador a semear. Depois, Deus dará os frutos ao seu tempo. A nossa missão é semear.” Com essa reflexão, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini avaliou a participação de aproximadamente 1370 missionários e missionárias que atuaram nas visitas aos lares, promoveram vigílias e organizaram celebrações na manhã e tarde de sábado (19/10), como parte das ações do Mês Missionário Extraordinário nas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

“Porque será que toda vez que saímos em missão ficamos felizes? É porque a igreja é missionária. Ser igreja é estar em missão. A Igreja tem os dois movimentos do nosso coração, o discipulado e a missão. Rezamos, pedimos, celebramos, mas se não tiver o outro movimento fica faltando alguma coisa”, comenta Dom Pedro, no encerramento do Dia das Missões, diante de 150 missionários que integraram confraternização na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema.
*

Juventude engajada
Dom Pedro também elogiou a participação dos jovens. “É muito bonito ver essa juventude reunida e engajada na missão. Muita gente fica esperando alguém que leve uma Palavra de Deus, conforto, uma oração. É tão importante. Saindo em missão tentamos ajudar o Reino a estar presente naquele sorriso, na palavra, na visita ou simplesmente na nossa presença”, enfatiza o bispo, em passagem pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá.

*]]

União das paróquias
As visitas missionárias contaram com a participação do Setor Juventude, IAM (Infância e Adolescência Missionária) e demais movimentos, pastorais e grupos de toda a diocese. Além das citadas em Diadema e Mauá, outras paróquias que acolheram as missões foram a São Geraldo Magella (Santo André – Leste), Nossa Senhora de Fátima (Santo André – Utinga), Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Santo André – Centro), Nossa Senhora do Rosário de Fátima (São Bernardo – Centro), Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo – Anchieta), São Pedro Apóstolo (São Bernardo – Rudge Ramos), São Caetano (São Caetano) e São Judas Tadeu (Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra).
*

8º Plano de Pastoral
Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’.  A iniciativa do Mês Missionário Extraordinário está em sintonia com os itinerários 5, 6 e 7 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com a formação para missão e a organização das visitas missionárias.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral