Diocese de Santo André

São João Paulo II, sinal de amor e entrega

Hoje, 22 de outubro, a Igreja em todo o mundo celebra a memória litúrgica de São João Paulo II, o papa que teve o terceiro maior pontificado da história, e que com sua vida e doação deixou ao mundo sinais de amor e entrega por onde passou. É importante ressaltar que até hoje, João Paulo II foi o papa que mais viajou, sendo possível assim conhecer as alegrias e angústias de diferentes povos e culturas, sempre possuindo uma palavra amiga de encorajamento e solidariedade. Nas duas vezes que visitou o Brasil, o papa polonês não deixou de tocar nas feridas do povo brasileiro, de fazer a experiência junto às distintas culturas que esse país continental abriga. No Sul tomou chimarrão, no Sudeste bateu uma bolinha, com os índios usou o cocar e dançou, mas uma de suas maiores características como peregrino do amor era de se inclinar para beijar o solo do local onde acabara de chegar.

Há na vida de João Paulo II, Karol Wojtyla, um amplo amor pela pessoa humana. O que poucos sabem é que o papa da juventude tem uma ampla contribuição no campo da filosofia contemporânea quando o assunto é personalismo, corrente filosófica que estuda a pessoa humana em sua integralidade. Tal estudo, sem dúvida alguma, foi motivado já em sua juventude. Wojtyla e sua família foram afetados diretamente por ideologias extremistas, o comunismo de Stalin e o nazismo de Hitler, que feriram diversos homens e mulheres de boa vontade amparados no abuso de poder e no discurso de soberania política. Por isso sua paixão em promover o bem comum e a dignidade da pessoa humana, ele sabia o quão ferida se encontrava a humanidade.

Durante seu pontificado, muitas foram as marcas históricas celebradas, e um de seus maiores legados nosso povo brasileiro já foi convidado a fazer a experiência, estamos falando da Jornada Mundial da Juventude, que tem São João Paulo II como pai fundador. Nosso país teve a graça de acolher o evento na cidade maravilhosa no ano de 2013, muitos jovens de nossa diocese, hoje já casados ou vivendo a maturidade de suas vidas, puderam fazer a experiência desse magnífico evento celebrativo, levando no peito e na vida a Cruz do Senhor, fazendo discípulos entre todas as nações.  Não é só pela juventude que nosso querido santo é recordado, muitas congregações, grupos e movimentos puderam celebrar seu nascimento ao longo de seu pontificado, o que mostra por exemplo o quão aberto a diversidade carismática seu coração se encontrava.

Que possamos, especialmente no dia de hoje, olharmos para a vida deste celestial amigo e rogarmos por sua intercessão, sempre amparados em seu testemunho e fidelidade a Cristo e sua Igreja. Que ele nos ajude, assim como disse na homilia de início do seu pontificado, a abrirmos, ou melhor, escancaramos nosso coração a Cristo e sua Igreja. A santidade é o rosto mais belo da Igreja. Viva São João Paulo II!

* Artigo por Jorge Luis, seminarista diocesano

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral