Ação pioneira incentiva implantação do MEJ nas paróquias

Iniciativa pioneira na Diocese de Santo André, o 1º Encontro Diocesano de Formação do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) aconteceu na tarde de sábado (26/10), com o objetivo de apresentar a história da ramificação da juventude do Apostolado da Oração e fomentar novos grupos nas 105 paróquias do Grande ABC. O encontro ocorreu no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36, no Centro andreense).
Oração, dinâmica em grupo, interatividade, música e um vídeo sobre o MEJ com mensagem do diretor espiritual nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, nortearam a atividade. Participaram também o diretor espiritual diocesano do Apostolado da Oração, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, e as coordenadoras diocesanas Maria José de Jesus e Gracia Fernandes.

Resultados práticos
Responsável pela apresentação da história do Movimento Eucarístico Jovem e das orientações para criação dos grupos nas paróquias, o representante nacional do MEJ, Tiago Santos, 27 anos, que também atua como assessor adulto do movimento na Arquidiocese de São Paulo, ressalta que a iniciativa é um ponto de partida para resultados práticos a curto e médio prazo na Diocese de Santo André. “Desse encontro esperamos que tenha uma semente que possa brotar e que brotando essa semente, possam crescer cada vez mais os grupos, tendo uma base sólida para continuar na missão, no caminho espiritual e que também tenham esse contato, tanto com a diocese quanto com a articulação do estado e articulação nacional”, projeta.

Desafios atuais
Trabalhando como auxiliar administrativo na Cúria da Arquidiocese de Botucatu e coordenadora do MEJ no estado de São Paulo, Ketlyn Murbak, 25 anos, acredita que o objetivo do mejista no mundo atual é ser um jovem diferente e que faça a diferença. “Não ser apenas aquele jovem que vive dentro das quatro paredes, mas preocupado com o que a sociedade precisa. Então é ser um jovem para o outro, a partir de uma vivência e experiencia com Cristo, o que eu posso fazer na pessoa de Cristo ao meu irmão? É um desafio como mejista”, analisa.

Próximos passos
Assessor diocesano para a juventude do Apostolado da Oração, Rafael Ferreira, 26 anos, destaca o êxito da ação pioneira na Diocese de Santo André e projeta o crescimento do MEJ nas dez regiões pastorais.”Depois dessa formação inicial, o passo seguinte é cada grupo que se interessou pela espiritualidade do movimento começar a caminhar e nós vamos acompanhá-los para adequação à proposta do MEJ, em comunhão com a coordenação regional e diocesana do apostolado e, futuramente, com as coordenações regionais e diocesanas do MEJ”, explica.

Frutos imediatos
Aniversariante do dia, Gabriel Marinho dos Santos, 18 anos, celebrou a data durante a formação do MEJ. Coordenador dos cerimoniários da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Região São Bernardo – Rudge Ramos), ele confidencia que gostou da experiência. Próximo passo é formar o grupo na igreja. “Não conhecia o MEJ, particularmente, mas achei o estilo de vida interessante, pois o jovem também necessita disso, dessa espiritualidade. E uma coisa que sempre digo: precisamos desse apoio, pois somos o futuro do Apostolado”, salienta.

Sobre o MEJ

O Movimento Eucarístico Jovem está presente em mais de 50 países. Essa ramificação juvenil do Apostolado da Oração busca ensinar a juventude a ter uma relação amorosa, amiga, de coração a coração, com Jesus. Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, preparando e formando jovens comprometidos no serviço aos irmãos mais necessitados., através dos pilares de sustentação: Eucaristia, Evangelho e Missão, Viver da Eucaristia, e Sacramento do Amor.
Mais informações sobre como formar um grupo do MEJ nas paróquias da Diocese de Santo André com o assessor Rafael: 98719-3324. Acompanhe o MEJ no Facebook, clique aqui!