Diocese de Santo André

Fé e esperança são essenciais para jovens superar desafios

Fé, esperança e caridade são requisitos essenciais para que os jovens tenham êxito na missão de acolher e evangelizar na sociedade atual. E assim a Diocese de Santo André reuniu as dez regiões pastorais para celebrar o DNJ (Dia Nacional da Juventude) na tarde de domingo (27/10), na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição. A missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Organizado pelo Setor Juventude, as atividades de recreação, oração, adoração e música aconteceram no salão paroquial, com apresentações de bandas, dança e momento de meditação com a Oração de Taizé. Antes da celebração, a Caminhada Missionária ao lado das crianças da IAM (Infância e Adolescência Missionária) ocorreu nas imediações da igreja.

Fé na caminhada
O cantor e compositor Gilberto Gil já cantarolava em 1982 “Andar com fé eu vou. Que a fé não costuma faiá”. (canção do álbum Um Banda Um). De fato, a fé é elemento primordial para o êxito nas ações do nosso dia a dia.
De acordo com Dom Pedro, atualmente os jovens enfrentam muitos desafios relacionados ao mercado de trabalho, estudo e necessitam da presença de Deus para superar os obstáculos.
“Quantos jovens superam obstáculos e dificuldades imensas através da sua fé? É preciso cultivar a fé. Ela nos ensina a superar com Deus todas as dificuldades. Então é preciso reconhecer a necessidade de Deus em nossa vida”, enfatiza o bispo, ao destacar que é necessária uma atitude de realismo em detrimento do vitimismo. “Eu preciso de Deus. Sem Ele, sou fraco. Não consigo vencer os desafios, por isso vou continuar na fé e com Deus em primeiro lugar”, orienta.

Determinação na missão
O assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Souza, foi um dos concelebrantes da missa, ao lado do vigário anfitrião, Pe. Alex Sérgio da Silva.  Ele cita a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, como documento para ajudar a compreender a presença de Jesus vivo no meio de nós. “É importante lembrarmos de que Deus é jovem. E está presente em cada um nos serviços de acolhimento e missão. Somos discípulos missionários de Cristo. Por isso devemos levar esse Cristo no meio de nós para todos os outros jovens e pessoas que necessitam Dele”, indica.

8º Plano de Pastoral
O encontro atende aos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral principalmente em relação a Convivência e Oração Comunitária, reforçando o sentimento de pertença; a Formação para o Discipulado, num itinerário de vivência com Jesus; além da Conversão para o Acolhimento.

Repercussão
Hector Santos de Moraes, 12 anos, da Paróquia Sagrada Família (Região São Bernardo – Anchieta), está completando um ano de participação na IAM. “Gostei de estar aqui. Muitas brincadeiras e orações. Faz a agente crescer mais na evangelização.”

Jovens anfitriões da Paróquia Imaculada Conceição também avaliaram positivamente o encontro.
“É um chamado para todo mundo. Podemos chamar mais pessoas para somar nesta caminhada”, disse Milena Vitória Rodrigues Oliveira, 16 anos. “Resumindo numa palavra: esperança. Esse encontro é uma forma de fortalecer a fé e prosseguir na caminhada”, frisa Lucas Araújo Holanda, 17 anos. “Esse encontro foi bom para os jovens que vieram pela primeira vez, na vivência da espiritualidade”, complementa Sabrina Félix Lima, 16 anos.

Fotos: Ágata Suzane (Setor Juventude) e Paulo França (Pascom – Igreja Matriz de Diadema)

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC