Celebrações ocorreram em paróquias da Diocese de Santo André, com o objetivo de fortalecer a espiritualidade para as missões, com as bençãos de Santa Teresinha
A Diocese de Santo André promoveu nesta terça (1º/10), a abertura oficial do MME (Mês Missionário Extraordinário) com a realização de celebrações em diversas paróquias das sete cidades do Grande ABC. As missas nas regiões pastorais foram realizadas simultaneamente com o Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, atraindo devotos aos encontros na Casa de Deus.
A celebração e procissão com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reuniu vários fiéis na Comunidade Santa Teresinha da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema.
Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’.
Nacionalmente, a abertura aconteceu com uma missa presidida pelo bispo de Chapecó (SC), Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário de Aparecida (SP). O assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Pe. Ryan Holke, e integrantes de nossa diocese estiveram presentes na romaria.
A iniciativa do MME está em sintonia com os itinerários 5, 6 e 7 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com de formação para missão e a organização das visitas missionárias. Cerca de 1370 pessoas se inscreveram para as missões do dia 19 de outubro.
*
Confira a programação do MME na Diocese de Santo André:
– Novena Missionária: utilizar subsídio da POM (Pontifícias Obras Missionárias) em sua paróquia
– Encontros IAM: subsídio preparado para quatro encontros com crianças e jovens
– Vigília Missionária: será realizada em todas as paróquias, no dia 19 de outubro
– Visitas Missionárias: as paróquias devem enviar missionários para a igreja que vai sediar o evento em cada uma das dez regiões pastorais, também no dia 19 de outubro. Serão realizadas pela parceria entre COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) e o Setor Juventude, que promoverá a Missão Jovem, com encontros nos grupos de jovens.
*
Saiba as paróquias que acolherão as missões:
Santo André – Leste: Paróquia São Geraldo Magella
Santo André – Utinga: Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Santo André – Centro: Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu
São Bernardo – Centro: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
São Bernardo – Anchieta: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
São Bernardo – Rudge Ramos: Paróquia São Pedro Apóstolo
Diadema: Paróquia Nossa Senhora das Graças
São Caetano: Paróquia São Caetano
Mauá: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra: Paróquia São Judas Tadeu
Um manual de preparação está à disposição no site http://www.october2019.va , no qual são apresentados diferentes testemunhos da missão, bem como diferentes temas como os leigos e as famílias em missão no mundo, os consagrados, os movimentos eclesiais, as religiões e culturas no diálogo, a pobreza e a justiça social.