Diocese de Santo André

Missas marcam abertura do Mês Missionário Extraordinário

Celebrações ocorreram em paróquias da Diocese de Santo André, com o objetivo de fortalecer a espiritualidade para as missões, com as bençãos de Santa Teresinha

A Diocese de Santo André promoveu nesta terça (1º/10), a abertura oficial do MME (Mês Missionário Extraordinário) com a realização de celebrações em diversas paróquias das sete cidades do Grande ABC. As missas nas regiões pastorais foram realizadas simultaneamente com o Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, atraindo devotos aos encontros na Casa de Deus.

A celebração e procissão com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reuniu vários fiéis na Comunidade Santa Teresinha da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema.

Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’.

Nacionalmente, a abertura aconteceu com uma missa presidida pelo bispo de Chapecó (SC), Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário de Aparecida (SP). O assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Pe. Ryan Holke, e integrantes de nossa diocese estiveram presentes na romaria.

A iniciativa do MME está em sintonia com os itinerários 5, 6 e 7 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com  de formação para missão e a organização das visitas missionárias. Cerca de 1370 pessoas se inscreveram para as missões do dia 19 de outubro.

*

Confira a programação do MME na Diocese de Santo André:

– Novena Missionária: utilizar subsídio da POM (Pontifícias Obras Missionárias) em sua paróquia

– Encontros IAM: subsídio preparado para quatro encontros com crianças e jovens

– Vigília Missionária: será realizada em todas as paróquias, no dia 19 de outubro

– Visitas Missionárias: as paróquias devem enviar missionários para a igreja que vai sediar o evento em cada uma das dez regiões pastorais, também no dia 19 de outubro. Serão realizadas pela parceria entre COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) e o Setor Juventude, que promoverá a Missão Jovem, com encontros nos grupos de jovens.

*

Saiba as paróquias que acolherão as missões:

Santo André – Leste: Paróquia São Geraldo Magella

Santo André – Utinga: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Santo André – Centro: Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu

São Bernardo – Centro: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

São Bernardo – Anchieta: Paróquia Nossa Senhora Aparecida

São Bernardo – Rudge Ramos: Paróquia São Pedro Apóstolo

Diadema: Paróquia Nossa Senhora das Graças

São Caetano: Paróquia São Caetano

Mauá: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra: Paróquia São Judas Tadeu

Um manual de preparação está à disposição no site http://www.october2019.va , no qual são apresentados diferentes testemunhos da missão, bem como diferentes temas como os leigos e as famílias em missão no mundo, os consagrados, os movimentos eclesiais, as religiões e culturas no diálogo, a pobreza e a justiça social. 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral