Reinauguração da Capela Santo Antônio acontece no dia 23

A centenária e histórica Capela Santo Antônio do Bairro dos Casa, em São Bernardo, será reinaugurada no dia 23 de novembro (sábado), com celebração que acontecerá às 18h, seguida de confraternização numa praça de alimentação durante a noite. No dia 24 de novembro (domingo), as comemorações prosseguem após às 18h. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento.

O endereço da capela é Rua Leonardo Martins Neto, 1 – ao lado da Paróquia São Benedito, na cidade são-bernardense. No dia 11 de março de 2017, o espaço foi reaberto para celebrações, através da Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo pároco anfitrião, Pe. Antônio Fernandes Nascimento; pelo assessor da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André (COBECISA), Pe. Paulo Afonso, e pelo Pe. José Aguirre.

Reformas

“Fizemos uma cerimônia em 2017 para iniciar o funcionamento. Depois que recebemos a autorização da prefeitura para reformar, fizemos as intervenções necessárias. Intervimos no telhado, na fiação, nas luminárias e melhoramos as paredes, bem como pintura interna e externa”, recorda Pe. Antônio.

De acordo com o depoimento da agente da Pascom da Paróquia São Benedito, Tirzah Vitorino, “após a chegada do Pe. Fernandes e observando o estado em que estava a capela, decidiu juntamente com os fiéis, por meio de doações, trabalhar na limpeza, pintura e telhado. Diante disso foi feita a reabertura da Capela Santo Antônio para realização de missas. Após esse tempo ocorria uma celebração da família todo mês, o terço dos homens, o grupo de jovens. Enfim, tudo começou a ser realizado. Porém, a estrutura apresentava sinais de precariedade. Então, o padre passou a solicitação para a prefeitura, a fim da reforma ser realizada, mas preservando a identidade do local, mesma telha, pintura igual e o mesmo modelo (pelo motivo de a capela ser tombada como patrimônio histórico e cultural). E agora vamos realizar a reinauguração da capela no dia 23 de novembro”, conta.

História

A Capela Santo Antônio se confunde com a história da família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antônio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 9 de junho de 1900 e tombada pelo COMPAHC-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), por lei municipal de 1984 e decreto de 1987. Por volta de 1925, a Capela desabou, mas os fiéis se organizaram e construíram outra Capela no local, durante a década de 1930.