Um instrumento a serviço da evangelização do povo de Deus. Folheto utilizado nas missas e celebrações das paróquias, capelas e comunidades da Diocese de Santo André, o ABC Litúrgico completou 40 anos de existência no dia 1º de janeiro de 2020. A edição de nº 2389 celebrou essa data com uma capa histórica comemorativa.
A iniciativa surgiu a partir de uma ideia de Dom Cláudio Hummes – bispo diocesano entre 1975 e 1996 – visando a criação deste canal de unidade em torno da liturgia e uma eficiente ferramenta de comunicação entre o bispo e todos os diocesanos.
“O alcance do ABC Litúrgico, assim como hoje, naquela época era muito grande. Então, Dom Cláudio reuniu alguns padres, dentre eles, Dom Manuel Parrado Carral, atualmente bispo da Diocese de São Miguel Paulista, e começaram a produzir o folheto”, conta o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, que também é responsável pelo ABC Litúrgico.
Instrumento de unidade
Transformações ocorreram ao longo das quatro décadas, passando pela formação das equipes, dos padres responsáveis como Joel Cipriano, Paulo Afonso, Ademir Santos Oliveira, Joel Nery, além das mudanças no layout, da qualidade do papel, ilustrações e avisos sobre o que acontece na Diocese.”As alterações sempre foram feitas com o desejo de melhorar cada vez mais e deixar sempre de acordo com aquilo que a liturgia da Igreja orienta”, frisa Pe. Guilherme, ao dizer que a principal função deste instrumento é a unidade. “Porque gera uma identidade diocesana. Embora cada comunidade tenha a sua realidade, mas tudo isso reflete uma unidade. A gente celebra sempre da mesma maneira. A gente reza sempre pelas mesmas intenções. Os cantos, também. Então, é uma unidade e identidade da Igreja de Santo André manifestada pela liturgia”, complementa.
Mensagem de Dom Pedro
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, também deixou uma mensagem exaltando a eficiência deste instrumento de comunicação diocesano.”Vamos valorizar e acolher cada vez mais esse instrumento maravilhoso que a providência de Deus coloca em nossas mãos. Uma saudação especial e palavra de gratidão à equipe que prepara o folheto, a todos que estão envolvidos, a coordenação da Pastoral da Liturgia da nossa diocese”, comenta.
“O nosso folheto litúrgico é um grande instrumento de unidade naquilo que temos de mais valioso e principal, que é a celebração da nossa fé, a liturgia. Que Deus abençoe a todos”, finaliza.