Missa de Cinzas inicia Quaresma e Campanha da Fraternidade no dia 26

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Santo André e o início do tempo litúrgico da Quaresma acontecem com a Missa da Quarta-Feira de Cinzas, que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 26 de fevereiro, às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.

Realizada desde 1962, a Campanha da Fraternidade de 2020 tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele” (Lc. 10,33-34), cujo objetivo despertar para o sentido da vida, como dom e compromisso, criando relações fecundas em nossa família, em nossa comunidade e sociedade em geral à luz da Palavra de Deus.

“Somos convidados a refletir sobre o tema, no cuidado ao próximo. O texto se baseia também em Santa Dulce dos Pobres, aquela mulher tão simples e humilde, mas que como Cristo teve uma grande compaixão pelo próximo. Se doou e cuidou do outro com muito carinho”, explica o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Frei Geraldo dos Santos.

“Queremos também apresentar o sentido de vida proposto por Jesus Cristo, na sua palavra, no seu evangelho. Despertar os cristãos e as comunidades para anunciar verdadeiramente a vida plena, o Reino de Deus. Despertar os jovens, também, para a beleza da vida, o dom que é viver”, complementa.

Quaresma

Período penitencial mais importante da Igreja Católica, a Quaresma também se inicia no dia 26 de fevereiro e vigora até o dia 9 de abril. A tradicional cerimônia religiosa da Missa de Cinzas tem o ponto mais alto quando o bispo e o sacerdote fazem a imposição das cinzas na testa ou na cabeça dos fiéis, que simboliza um convite à conversão, com o arrependimento e confissão dos pecados.

“Esse período representa um aprofundamento da experiência com Jesus Cristo. A Quaresma é o caminho para alimentar a espiritualidade. Digo sempre que a Quaresma é um tempo propício para pensar na vida, em geral. Intensificar as orações e a prática da caridade”, descreve o vigário episcopal para Pastoral e pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Pe. Joel Nery.

A palavra Quaresma vem do latim “quadragésima”, em referência ao quadragésimo dia antes da celebração da Páscoa, na Semana Santa. É uma referência também às diversas passagens bíblicas, como os quarenta dias das tentações sofridas por Jesus no deserto, o dilúvio e a permanência de Moisés no Monte Sinai.

Paróquias e comunidades das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André também realizam a Missa de Cinzas. Consulte o horário na secretaria da igreja mais próxima de você.