Diocese de Santo André

Humanização na catequese é fundamental para superar desafios

A abertura da Semana Bíblico-Catequética Diocesana 2020 aconteceu na noite de segunda (03/02), reunindo catequistas que atuam com crianças, jovens, adultos, pais e padrinhos, das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André em cinco cidades do Grande ABC.

Em Mauá, na Paróquia Matriz Imaculada Conceição, aproximadamente 200 catequistas participaram da palestra Depressão e suicídio: Causas e Consequências. Desafios da ação evangelizadora na catequese,conduzida pelo coordenador geral da Comissão Diocesana da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Calandro, que abordou os desafios de cada catequista em dialogar e acompanhar as pessoas, principalmente crianças e jovens, que estão diagnosticadas com a doença ou que demonstram possível tendência a adquiri-la. “A acolhida, o estar perto faz toda a diferença. Então, acredito para sermos bons catequistas precisamos conservar o nosso mais alto índice de humanidade, de atitudes humanitárias. Quanto mais atitudes humanitárias tivermos, mais próximos das pessoas seremos”, destaca Pe. Eduardo. Pároco da Matriz, Pe. Claudio Tafarelo celebrou a missa noturna de São Brás, com a bênção da garganta, e participou do início do encontro.
*

Causas e orientações

Levantamento realizado em 2016, pela Universidade Johns Hopkins, identificou que a depressão clínica entre adolescentes cresceu 37% entre os anos de 2005 e 2014. Muitas das causas estão associadas ao uso excessivo das redes sociais, tendência ao isolamento e o cyberbullying. Fonte: https://hub.jhu.edu/2016/11/16/adolescent-depression-study/. Quando os catequistas observarem em crianças, adolescentes e adultos, situações como cansaço emocional, isolamento social, sono excessivo, ansiedade, perda de energia, baixa-estima, prática de bullying e a própria depressão diagnosticada podem ser sinais de alerta de um possível suicídio. Para evitá-lo e ajudar as pessoas a superarem a depressão, incentive a procura de ajuda nos serviços de saúde, como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde) e CVV (Centro de Valorização da Vida) no telefone 1883.
*

Programação

A programação prossegue nesta terça (04/02), das 19h30 às 21h30, e vai até a próxima sexta (07/02). Os demais temas apresentados nas cidades de Santo André, Diadema, São Bernardo, Rio Grande da Serra e Mauá são os seguintes: Mês da Bíblia 2020 – Livro do Deuteronômio. “Abre a tua mão para teu irmão!”, com o palestrante Pe. José Pedro Teixeira de Jesus; Tendências que atrapalham a vivência e a educação da fé na sua unidade e integralidade, com o palestrante Dom Pedro Carlos Cipollini; Vicariato Episcopal para a Caridade Social: a dimensão sócio transformadora na Catequese, com o palestrante Pe. Ryan Matthew Holke; e Espiritualidade do Catequista: Vivência da Leitura Orante da Bíblia, com a palestrante Irmã Nelcelina Barbosa.
*

Avaliações

Catequistas aprovaram a exposição do tema, um dos escolhidos durante a Assembleia Diocesana realizada em novembro de 2019. “O que mais chamou a atenção foi o número elevado de tendências às crianças e adolescentes terem depressão. E um dos maiores motivos, que é a tecnologia, que deveria vir apenas para ajudar, auxiliar, e infelizmente muitas vezes parte para outro lado, de ser algo negativo na vida do ser humano. Por isso, escutar as pessoas e acolher bem faz toda a diferença. Não temos apenas a missão de evangelizar, mas também correr atrás dessa criança até que melhore, desde que se percebeu algum distúrbio emocional”, conta a psicóloga e catequista de adultos da Paróquia São José Operário, Rosana Aparecida, 38 anos. “Nós como Igreja e como catequistas devemos estar mais atentos e sermos acolhedores, não somente com crianças, mas com todos a nossa volta. Mostrando que a Igreja está preocupada e nós estamos evangelizando a todos, não com olhar simplista, mas amplo. Usar os encontros da catequese como uma ajuda e um olhar mais humano”, sintetiza a técnica em nutrição e catequista de crianças e pais com padrinhos, Eliana Dias, 58 anos, da Paróquia São Paulo Apóstolo. “O que chamou atenção é ter mais atenciosidade com nossos jovens, muitos deles que já estão com depressão ou com sintomas da doença, para que possamos o mais breve possível encontrar uma forma de estar ajudando a procurar tratamento”, afirma o motorista e coordenador da catequese na Paróquia São José Operário, Paulo Sérgio, 40 anos.

Compartilhe:

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Dom Pedro destaca o papel do Tribunal Eclesiástico na promoção da justiça e da misericórdia

Um dia para partilhar Amor: Diocese de Santo André celebra o Dia Mundial dos Pobres

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Última reunião do clero de 2024 reforça compromisso pastoral e prepara 2025

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança