Diocese de Santo André

Coordenação de Pastoral ressalta 8º Plano e projeta ações

A Coordenação de Pastoral da Diocese de Santo André realizou a primeira reunião de 2020 na manhã de sexta-feira (07/02), no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense. Esse encontro teve como objetivo destacar as atividades do calendário diocesano e projetar iniciativas ao longo do ano.Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral Pe. Joel Nery; a secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; a secretária assistente do Centro de Pastoral, Mariana Galhazi; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; e o coordenador da Região Pastoral São Caetano, Pe. Luis Carlos Francisco.

Após a oração inicial e uma breve palavra de Dom Pedro, os integrantes presentes ao encontro aprofundaram alguns assuntos importantes previstos pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, para mobilização de todas as dez regiões pastorais e encaminhamentos práticos em 2020. “O propósito é sempre trabalhar no sentido de priorizar a comunhão diocesana. Buscar sempre valorizar essa proposta do que acontece nas regiões em unidade, a fim de que a diocese tenha um rosto único, mesmo as ações regionais e paroquiais”, aponta Pe. Joel Nery.

Assembleia do Vicariato

Entre os tópicos elencados, três mereceram destaque durante a reunião. Um deles é a preparação para a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato para a Caridade Social, agendada para o dia 30 de maio de 2020, a partir das 7h30, no Auditório da Cúria Diocesana. “Essa instância colegial e deliberativa será decisiva para eleger o primeiro Conselho Diocesano do Vicariato para a Caridade Social, bem como aprofundar os objetivos da assembleia, como a apresentação da identidade, missão e estrutura do Vicariato; debater as urgências sociais enfrentadas pela diocese; e fortalecer o sentimento de pertença e ações em sintonia com as prioridades elencadas pelo Sínodo Diocesano”, adianta Pe. Ryan.

Projeto Samaritanos

Outro ponto de pauta é a retomada do Projeto Samaritanos, curso responsável pela formação de aproximadamente mil leigos e leigas das 106 paróquias da Diocese durante o segundo semestre de 2019, com foco nas medidas de segurança, prevenção de incêndios e atuação nos primeiros socorros aos fiéis. “Temos a proposta de se criar uma ação permanente, com uma equipe maior de assessores e formadores, principalmente profissionais da área da segurança do trabalho e bombeiros civis, a fim de prosseguir a formação nas paróquias”, constata Pe. Joel, ao indicar a continuidade do projeto para esse ano.

Assessorias das pastorais

Outro tema debatido foi o relacionamento e entrosamento entre as assessorias das pastorais diocesanas e regionais, objetivando o diálogo para maior comunhão e integração entre os padres e leigos. “Buscar essa sintonia entre os coordenadores e assessores, entre os que ficam responsáveis nas regiões com os diocesanos, tanto os sacerdotes como os leigos, visando sempre a harmonia para uma Igreja cada vez mais humana e próxima do povo”, elucida Pe. Joel.

Demais pautas

Assuntos como a futura implantação da Pastoral da Escuta, a veiculação do Programa Verbum, a produção da Comissão Teológica, a proposta da Comissão de Iniciação a Vida Cristã, a Formação sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2022) e a participação da diocese no Congresso Eucarístico 2020 também estiveram em pauta.

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana