Diocese de Santo André

Conectados com o Pastor

Tradicionalmente, na terça-feira da Semana Santa, às 15h, Dom Pedro, nosso bispo diocesano, tem um encontro marcado com os nossos seminaristas, no Edifício-Sede. Este ano, devido a pandemia do Covid 19, o encontro precisou ser um pouco diferente. Seminaristas e pastor se encontraram por meio de uma vídeo conferência.

Às 15h todos os seminaristas foram ingressando na sala virtual e sendo acolhidos por Dom Pedro. Após o acesso, nosso bispo diocesano partilhou uma reflexão sobre um trecho do livro Testemunha da Esperança, escrito pelo Cardeal vietnamita Van Thuan, que devido a um regime extremista ficou preso, e precisou rever sua vida de fé, sua pertença a comunidade eclesial.

Dom Pedro também destacou que é necessário saber conviver consigo mesmo, para saber conviver em comunidade, formando comunhão, é importante valorizar muitas vezes até aquele irmão que nos incomoda, mas que contribui para nossa santificação. Salientou também que a vida é prioridade para todos, e que todos devem se cuidar, fazendo sua parte. “A Bíblia é um livro histórico, sendo assim, podemos compreender que Deus fala conosco no tempo, fala na história. Deus fala conosco nesta pandemia.”

Depois da sua colocação, que teve como tema: Jesus não passará, Dom Pedro rezou com todos um Pai-Nosso e uma Ave Maria e em seguida pediu que todos partilhassem como tem sido esse período de isolamento social. Demonstrou também preocupação com a dimensão intelectual, perguntando aos seminaristas como está sendo os estudos neste tempo de distanciamento das faculdades. Aos propedeutas, que estudam na residência formativa, nosso pastor encorajou a viverem, principalmente agora, a dimensão comunitária, rezando e partilhando a vida fraterna, mesmo na casa de suas famílias.

Por fim, o bispo diocesano desejou a todos coragem para passarem por tempo difícil que todos estamos vivendo, e em seguida deu sua bênção acolhida por meio do ambiente virtual.

 

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral