10 passos para participar da missa pelos meios de comunicação social

Neste tempo de isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, as celebrações prosseguem sendo transmitidas pelas redes sociais e emissoras de televisão e rádio. E a Diocese de Santo André, inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma, e no exemplo da ação da Diocese de Jundiaí, em São Paulo, também preparou um material com orientações importantes para a participação dos fiéis nas Santas Missas estarem em comunhão com Deus, mesmo em suas casas, celebrando como se estivessem em suas respectivas paróquias. Confira:

1 – Prepare a mente
Não é só uma transmissão. É a Santa Missa. Tenha atenção ao que vai ser transmitido

2 – Prepara seu espírito
Prepare-se como se estivesse indo a sua paróquia normalmente. Convide o Senhor para visitar a sua casa. É como se Jesus mesmo celebrasse a missa para você e sua família

3 – Preparar o seu corpo
Tire o pijama! Vista-se como normalmente costuma visitar sua paróquia. Lembre-se que a sua visita é o Senhor dos Senhores!

4 – Prepare a sua casa
Lembre-se que sua casa é uma Igreja Doméstica. Tenha em mãos a Bíblia para acompanhar as leituras.

5 – Esteja em saída, mesmo em casa
Mande o link da transmissão para os amigos. Avise que tem como participar da missa. Reúna a família para rezarem juntos. Aja como se estivesse na celebração em sua paróquia

6 – Participe!
Responda e cante junto com o padre na transmissão

7 – Liturgia
Escute a Palavra de Deus com alegria. Acompanhe a Bíblia ou no ABC Litúrgico disponível no site

8 – Eucaristia
Na consagração, coloque-se de joelhos e adore o Senhor

9 – Comunhão Espiritual, como fazer?
Se coloque na presença do Senhor. Sugerimos que reze a oração abaixo, de Santo Afonso Maria de Ligório:

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. Já que não te posso receber sacramentalmente, vem ao menos espiritualmente ao meu coração. Senhor, uno-me a todo a Vós, como se já o tivesse recebido. Não permitais que jamais me separe de Vós. Amém!”

10 – E depois da Missa
Sugerimos que reze essa oração de Ação de Graças:

“Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, porque, sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o Sagrado Corpo e o precioso Sangue do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. E peço que esta Santa Comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura de fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos. Aumente a caridade e a paciência. A humildade e a obediência, e todas as virtudes. Defenda-me eficazmente contra a cilada dos inimigos, tanto visíveis quanto invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação do meu destino. E peço que vos digneis conduzir-me, a mim, pecador, aquele inefável convívio em que vós com vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos Santos, a luz verdadeira a plena saciedade e a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!” (Oração de Santo Tomás de Aquino, retirada do livro ‘Sou Católico, vivo a minha fé, Edições CNBB, 5ª edição, 2019)