Diocese de Santo André

Nosso amor à Eucaristia

Neste tempo de pandemia ficou mais patente nosso amor à Santa Eucaristia. Ficar privado de receber Jesus neste sacramento não é fácil, custa muito, e sofremos. Pedindo que Deus abrevie o tempo desta provação, temos a viva esperança de que Jesus também nos espera com amor.

Nesta festa de Corpus Christi, celebrada de modo diferente, como foi a celebração da semana santa, queremos redobrar nosso amor à Eucaristia. Ela é fonte cristalina, lugar privilegiado do encontro do discípulo missionário com Jesus Cristo. Nunca é demais recordar que “a Eucaristia é fonte e ápice da vida cristã” (LG 11). É o resumo de nossa fé. Ela nos compromete com a promoção da vida, em especial com aqueles pobres que não têm pão (cf. Catecismo n. 1397).

A Eucaristia é a Palavra que se faz pão, a Palavra encarnada: Jesus. Nós amamos a Palavra de Deus que está na Bíblia Sagrada, mas também a Eucaristia. Por que amamos tanto a Eucaristia? Porque “existe estreito vínculo entre as três dimensões da vocação cristã: crer, celebrar e viver o mistério de Jesus Cristo, de tal forma que a existência cristã adquira verdadeiramente forma eucarística” (Doc. de Aparecida n. 251).

A forma eucarística de nossa vida se dá quando descobrimos a gratidão a Deus, o agradecimento contínuo e a espiritualidade da ação de graças. Diz o Apóstolo: em tudo dai graças (cf. Cl 3,17). Tanto na alegria como na tristeza partilhamos o pão da vida, bendizendo a Deus em tudo e por tudo, assim como fez Jesus ao morrer na cruz e entregar toda sua vida nas mãos do Pai (Lc 23,46).

Graças e louvores se deem a todo momento, ao santíssimo e diviníssimo sacramento.
Que Deus abençoe a todos com saúde e paz.
Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos