Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado realiza 1ª reunião online

O CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado) da Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado (18/07), a primeira reunião de 2020 no formato online, diante da impossibilidade de encontros presenciais em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Na pauta, a avaliação das iniciativas durante o isolamento social e a projeção dos próximos passos com a atualização do calendário de atividades do segundo semestre.

Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke; o secretário episcopal Camilo Gonçalves Lima; e mais de 40 coordenadores de pastorais, movimentos e grupos da Igreja Católica no Grande ABC.

Próximo encontro

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado também será online e acontecerá no dia 3 de outubro de 2020. Até lá, as normas e orientações quanto à realização dos trabalhos pastorais, continuam as mesmas do mês de março, acrescidas daquelas contidas no comunicado diocesano que entrou em vigor no dia 13 de junho, sobre o retorno gradativo das missas e sacramentos.

Leia as normas e orientações aqui

Ação da Igreja

Após a oração inicial e leitura dos itens da pauta, Dom Pedro destacou que durante os tempos de pandemia, a Diocese tem procurado corresponder ao momento presente com muita fé e coragem. “Somos chamados a exercer a corresponsabilidade como pede nosso 1º Sínodo Diocesano (cf. Constituição Sinodal n. 103). Destaco a ação dos padres, diáconos e lideranças de leigos e leigas e a coordenação de Pastoral Diocesana. Destaco também a ação do Departamento de Comunicação da Diocese e ainda o Vicariato Episcopal para a Caridade Social”, salienta.

O bispo ainda refletiu sobre a atitude cristã neste período de isolamento social. “Vivamos a Igreja doméstica e também nos conscientizemos que nossa Igreja não é somente a Igreja do fazer pastoral, aliás tão necessário, mas é uma Igreja que vive do Espírito e de realidades espirituais que não vemos, mas que estão presentes. Sejamos fiéis a Deus que pelo nosso batismo nos chamou a ser Igreja. Ele é sempre fiel a nós porque sua palavra é verdadeira”, indica.

Leia a mensagem de Dom Pedro, na íntegra

Pe. Joel complementou a reflexão de Dom Pedro fazendo uma partilha de incentivo, apoio e esperança. Falou também de sua experiência com a reorganização da Igreja para os meios virtuais e sua experiência de vida, dizendo que o momento pode ser difícil, mas passará. Também relatou que este tempo de resiliência ajudará a todos a se reinventar como Igreja, sendo este o grande propósito para tirar como lição do momento atual.

Vicariato para a Caridade

Em seguida, Pe. Ryan comentou sobre os trabalhos do Vicariato para a Caridade Social, ao dizer que a iniciativa foi uma ação do Espírito Santo desde o Sínodo Diocesano. O sacerdote explicou que o Vicariato destacou as ações caritativas relacionadas à população de rua, às famílias assistidas pelas paróquias e àquelas pessoas atingidas pela pandemia de forma geral, sendo pelo desemprego, pela perda de parentes queridos e saúde. Também mencionou a articulação com as casas de acolhida, a arrecadação de alimentos pelo sistema drive-thru, bem como campanhas do agasalho e de distribuição de máscaras.

Pe. Ryan fez um apelo aos coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, quanto ao trabalho da pastoral de conjunto, ao dizer que a ação da Igreja é uma ação evangelizadora e o serviço da caridade é algo fundamental para vida cristã, mas não pode ser desassociado da missão de anunciar Jesus Cristo.

Lives Diocesanas

Durante a reunião de duas horas, cada representante de pastoral, movimento e grupo apresentou um breve balanço dos trabalhos realizados desde março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 fez com que as atividades fossem limitadas para o universo virtual, por meio do projeto das Lives Diocesanas ou plataformas digitais de reunião, que contribuíram para a continuidade do calendário e inovaram na forma de evangelizar em tempos de isolamento social.