ABC Litúrgico em Casa: alimento da fé para as vocações leigas

Perto do encerramento do Mês Vocacional, a Igreja Católica celebra durante a última semana de agosto as vocações leigas, ou seja, aquelas que vivenciam a dimensão do serviço na Igreja e na sociedade.

E o ABC Litúrgico para Celebração em Casa completou, recentemente, cinco meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Neste 22º Domingo do Tempo Comum (30/08), a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

Baixe o roteiro para a celebração neste link:

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O folheto online continuará sendo produzido durante o mês de setembro.

Ápice da fé

A auditora de qualidade Sônia Regina Martimiano Baptista, 57 anos, exerce sua vocação como leiga no Santuário Senhor do Bonfim, na Região Santo André – Utinga. No templo católico, ela serve como Ministra da Eucaristia e destaca a importância do folheto digital para celebrações no lar.

“Para mim, o ABC Litúrgico para Celebração em Casa é um rico subsídio para que eu possa participar, do ápice de minha fé, a Santa Missa”, enfatiza.

Segundo Sônia, essa ferramenta une os diocesanos.

“Além de direcionar melhor a minha oração em casa, também me mantém em comunhão com minha paróquia e minha diocese, fortalecendo assim nossa unidade como católicos neste tempo de pandemia”, conclui.

Mais confiança

Ajudar as pessoas neste período de distanciamento social é uma missão para a dona de casa Josefa Ivanete de Souza Oliveira, 54 anos, casada, mãe de dois filhos e que participa das atividades na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição. E o fortalecimento de sua fé acontece nas missas acompanhada com o ABC Litúrgico em Casa. “Mesmo diante de toda essa situação de pandemia, não podemos nos abalar diante das dificuldades. E a Palavra de Deus, por meio do ABC Litúrgico, contribui para nos dar mais confiança”, aponta uma das voluntárias da Campanha “Costurando Máscaras, Costurando Sorrisos”, iniciativa do Vicariato Episcopal para a Caridade Social que distribuiu mais de 20 mil máscaras em toda a Diocese.

Força da oração

Rezar pelos padres, cultivar a espiritualidade e a esperança por dias melhores. Objetivos das Mães e Madrinhas Orantes pelos Sacerdotes, grupo do qual a aposentada Valdete de Santana Carmona, 64 anos, participa na Diocese de Santo André. Segundo a paroquiana da Paróquia Sagrada Família, da Região São Bernardo – Anchieta, classifica o ABC Litúrgico como um instrumento essencial nestes tempos de pandemia. “A comunicação traz ao homem a condição de ligar distâncias, de aprender e julgar fatos. Com a pandemia, os meios de comunicação se tornaram nossos aliados, nosso alimento de fé”, destaca.

Valdete complementa. “Nós particularmente temos nos motivado através desse trabalho, seja da Paróquia, da Diocese, ou de outros meios de informação. Deus se faz presente diariamente com sua Palavra em nosso lar”, finaliza.

Onde assistir?

As celebrações podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais (Facebook e YouTube) da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.